Quem é Mário Gontijo? Conheça piloto que sobreviveu à queda de avião na Bahia
Piloto que sobreviveu sofreu queda próximo à praia da Barra do Cahy, no extremo sul da Bahia, mas seu companheiro de viagem acabou falecendo
Um avião caiu na tarde desta segunda-feira (10) próximo à praia da Barra do Cahy, no extremo sul da Bahia. Uma aeronave de pequeno porte sofreu uma queda e explodiu no local, que já foi palco de diversos incidentes semelhantes. Estavam a bordo o piloto Mário Gontijo e o empresário Fredy Tanos, de 70 anos. O comandante da aeronave conseguiu escapar e acabou com ferimentos, mas o passageiro perdeu a vida na hora do choque.
Quem é Mário Gontijo?
Além de piloto, Mário é empresário, bioquímico, dono de uma rede de laboratórios e ex-secretário de Saúde de Eunápolis. Assim que a aeronave caiu, o piloto conseguiu escapar momentos antes da explosão, mas infelizmente o mesmo não aconteceu com o colega e passageiro Fredy Tanos, que teve seu corpo encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itamaraju.
Mário Gontijo foi levo de helicóptero ao Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, onde foi internado e está recebendo atendimento pelos graves ferimentos da queda. As informações sobre seu estado de saúde ainda não foram atualizadas.
Socorro
A aeronave de pequeno porte caiu em mata fechada, o que dificultou o trabalho dos socorristas. Moradores do local afirmaram que o avião já apresentava dificuldades no ar antes da queda. Agora, as autoridades e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigam o que ocorreu.
Quem era a vítima?
Fredy Lopes, natural de Sete Lagoas, em Minas Gerais, era conhecido por ser o proprietário de uma rede de laboratórios. Infelizmente, seu corpo foi encontrado carbonizado entre os destroços da aeronave e foi posteriormente removido pela Brigada de Emergência Voluntária de Cumuruxatiba. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju para realização da necropsia.
Quantos acidentes de avião já aconteceram?
Segundo dados apurados pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), ligado à Força Aérea Brasileira (FAB), houveram 175 acidentes aéreos e 153 vitimas fatais apenas no ano de 2024 no Brasil. Esse é o maior número já registrado pela organização na última década. Em 2025, já foram registrados 22 acidentes de avião e 10 vítimas fatais em apenas dois meses.
Leia mais: Vítimas de avião que explodiu em Ubatuba seguem internadas: qual o estado de saúde?