Quem é a 'Esquerdogata'? Influenciadora é presa por xingar policiais; veja vídeo
Influenciadora conhecida como 'Esquerdogata' é detida em Ribeirão Preto após desentendimento com policiais e recebe liberdade provisória com medidas cautelares
A influenciadora e ativista Aline Bardy Dutra, de 45 anos, foi detida no sábado, 25, em Ribeirão Preto (SP), após um desentendimento com policiais militares. O incidente teria ocorrido por desacato e resistência, depois que ela teria dirigido ofensas aos agentes. Conhecida como "esquerdogata", Aline foi liberada após audiência de custódia.
A prisão aconteceu depois que Aline teria desacatado e ofendido policiais durante uma operação de fiscalização de trânsito em Ribeirão Preto. De acordo com a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), ela teria feito comentários com conotação racial.
A influenciadora foi levada à delegacia, e o caso foi registrado sob as acusações de desacato, resistência e preconceito de raça e cor.
Na audiência de custódia realizada no sábado, a Justiça de São Paulo concedeu liberdade provisória para "Esquerdogata", impondo medidas cautelares como recolhimento domiciliar noturno e apresentação a cada 60 dias de comprovação de tratamento psiquiátrico, em razão da bipolaridade e do uso de sertralina e quetiapina, conforme alegado pela influenciadora. A medida tem validade de um ano, podendo ser modificada pelo juiz.
Com mais de 870 mil seguidores apenas no Instagram, Aline é comunicadora, educadora e ativista política, conhecida nas redes sociais pelo pseudônimo "Esquerdogata".
Ela produz conteúdos criticando posicionamentos e ações de adversários ideológicos. Entre os alvos frequentes estão o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), e o deputado federal Nickolas Ferreira (PL-MG). Já aliados como Carlos Zarattini (PT-SP) e Lindbergh Farias (PT-RJ) aparecem regularmente em suas postagens.
Antes do episódio do último sábado, Aline já respondia a outros processos por desacato e desobediência a policiais militares, segundo registros do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Em nota, a defesa informou que ainda não teve acesso ao vídeo completo do novo incidente com a polícia em Ribeirão Preto (SP).
Os advogados ressaltam que "ela está em casa, se recuperando e se sentindo constrangida". A defesa acrescenta que "Aline está emocionalmente abalada e pede desculpas sinceras a todos os ofendidos e seus seguidores". Sua representação legal é feita pelos advogados Douglas Campos Marques e Roberto Bertholdo.
Veja:
Ver essa foto no Instagram