Qual é o tumor raro de Malu Mader? Médico chama atenção para caso da atriz
Médico chama atenção para diagnóstico revelado por Malu Mader; atriz revelou trauma após descobrir tumor no fígado
Em 2017, a atriz Malu Mader relembrou um período delicado de sua vida pessoal em uma participação no programa Encontro, da Globo. É que a famosa, que atualmente está com 58 anos, foi diagnosticada com um tumor no fígado quando tinha apenas 25. Na época, ela foi realizar um tratamento em Nova York. Apesar do susto, o tumor era benigno.
Para entender mais a fundo esse tipo de tumor, o Dr. Jorge Abissamra, médico oncologista e especialista em Oncologia Clínica pelo Instituto de Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho, conversou com a Caras Brasil sobre o assunto. De acordo com o profissional, o tumor benigno é comum em pessoas mais jovens.
"Já os tumores malignos, como o carcinoma hepatocelular, são mais raros nessa faixa etária e, geralmente, ocorrem em pacientes com doenças hepáticas prévias, como hepatite ou cirrose. Cada caso precisa ser analisado com cautela, mas felizmente, em pessoas jovens e saudáveis, a maioria dos tumores hepáticos tende a ter comportamento menos agressivo", explicou.
E pontuou: "Em mulheres jovens, alguns tumores benignos, como o adenoma hepático, podem estar relacionados ao uso prolongado de anticoncepcionais hormonais. Mesmo sendo benignos, o impacto emocional de um diagnóstico de tumor tão cedo na vida é imenso".
Além disso, o Dr. reforça que a medicina avançou quando se fala em tratamento contra o câncer. "O tratamento depende do tipo de tumor, tamanho, localização e se há ou não comprometimento de outras áreas do fígado. Tumores benignos pequenos e assintomáticos muitas vezes não exigem cirurgia, apenas acompanhamento clínico. Já tumores maiores, sintomáticos ou com risco de complicações podem exigir cirurgia para remoção. A escolha do tratamento é sempre individualizada, respeitando o perfil clínico e os desejos do paciente", concluiu.