Natasha Richardson teria sido socorrida 4 horas após queda
A atriz Natasha Richardson, que morreu na quarta-feira, 18/3, após sofrer um acidente enquanto esquiava no Canadá, só foi hospitalizada quase quatro horas após a queda, afirmou nesta sexta o jornal The Globe and Mail.
O jornal canadense disse que, de acordo com os registros dos telefonemas, os paramédicos que atenderam a atriz, 45 anos, só foram chamados ao hotel duas horas depois da queda da mulher do ator Liam Neeson.
A administração da estação de esqui Mont Tremblant, nas cercanias de Montreal e onde a atriz estava hospedada, declarou que os paramédicos foram chamados ao hotel uma hora depois da queda.
Era a segunda vez que os serviços médicos prontificavam-se a atender a atriz. A primeira vez foi instantes depois da queda. Mas, quando os paramédicos chegaram ao pé da montanha onde Natasha tinha aulas de esqui, a esposa de Neeson recusou a ajuda.
O segundo telefonema aconteceu quase duas horas depois do acidente, quando Richardson se encontrava no quarto do hotel e sua condição tinha piorado.
Quando acabou sendo hospitalizada na localidade de Ste. Agathe, a cerca de 40 minutos de Mont Tremblant, já eram quase quatro horas desde o momento da queda.
Após duas horas no centro, a atriz foi transferida para um hospital em Montreal especializado em trauma, que fica a uma hora de Ste. Agatha.
Os especialistas disseram que o atraso em receber atendimento especializado após a queda foi fundamental para entender o desfecho fatal do que, a princípio, era uma queda sem consequências.
Judith Marcoux, neurocirurgiã do Centro Médico da Universidade McGill, em Montreal, disse ao jornal que "o tempo importa nestes casos. Quanto mais rápido receber tratamento, melhor".
Entenda o caso
A atriz só procurou ajuda médica cerca de duas horas depois de bater com a cabeça, quando começou a sentir dores. 2 horas
Em seguida, foi internada em um hospital na cidade de Ste. Agatha. 2 horas e 40 minutos
Duas horas após a internação, Natasha foi transferida para um centro especializado em trauma na cidade de Montreal, que fica a uma hora de Ste. Agatha. 4 horas e 40 minutos