Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morre Affonso Romano de Sant'Anna, escritor e poeta brasileiro, aos 87 anos

Autor era casado com a escritora Marina Colasanti, que faleceu em janeiro deste ano

4 mar 2025 - 15h23
(atualizado às 15h40)
Compartilhar
Exibir comentários
O poeta Affonso Romano de Sant'Anna morreu nesta terça-feira, 4, aos 87 anos.
O poeta Affonso Romano de Sant'Anna morreu nesta terça-feira, 4, aos 87 anos.
Foto: Umberto Nicoline/Divulgação / Estadão

O escritor e poeta brasileiro Affonso Romano de Sant'Anna morreu na manhã desta terça-feira, 4, aos 87 anos. O autor, que morava no Rio de Janeiro, foi diagnosticado com Alzheimer em 2017.

O escritor, que estava acamado havia quatro anos, era casado com a também escritora Marina Colasanti. Ela morreu em janeiro deste ano, também aos 87 anos. Affonso deixa uma filha, a atriz e cineasta Alessandra Colasanti, além de um neto.

Nascido em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, o autor escreveu mais de 60 livros ao longo de seis décadas de carreira. Entre suas obras de destaque, estão os três volumes de poesias e crônicas reunidas — além de Como andar no labirinto (2012), Tempo de delicadeza (2007) e Intervalo amoroso (1998).

Affonso também teve forte atuação na academia, atuando como professor e dirigindo o departamento de Letras da PUC-Rio entre 1973 a 1976. Também lecionou no exterior, em faculdades dos Estados Unidos, Alemanha, Portugal e França.

Na área da educação, presidiu a Biblioteca Nacional durante a década de 1990, sendo um dos responsáveis pelo Programa Nacional de Incentivo à Leitura, que está ativo até hoje.

Na imprensa, atuou como cronista do Jornal do Brasil, de O Globo, Estado de Minas e Correio Braziliense. Também foi crítico literário.

O velório do escritor será realizado nesta quarta-feira, 5, das 11h às 14h. O evento ocorre na Capela Histórica do Cemitério da Penitência, na cidade do Rio de Janeiro.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade