Menina de 11 anos morre após ser espancada por colegas em escola de Pernambuco
Alícia Valentina sofreu agressões dentro da Escola Municipal Tia Zita, em Belém do São Francisco; caso é investigado pela Polícia Civil e mobiliza prefeitura e familiares
Uma tragédia abalou o Sertão de Pernambuco neste fim de semana. A estudante Alícia Valentina, de apenas 11 anos, morreu após ser agredida por colegas dentro da Escola Municipal Tia Zita, em Belém do São Francisco. A morte cerebral da menina foi confirmada na noite de sábado (6), no Hospital da Restauração, em Recife, para onde havia sido transferida devido à gravidade do quadro.
O que aconteceu
De acordo com familiares, Alícia foi levada inicialmente pela própria escola a um hospital local, após apresentar sangramento no nariz. Liberada após o atendimento, voltou para casa, mas passou a sangrar pelo ouvido. Novamente encaminhada ao posto de saúde, recebeu alta mais uma vez.
Horas depois, a menina começou a vomitar sangue e precisou ser transferida para Salgueiro e, posteriormente, para Recife, onde não resistiu aos ferimentos.
Notas da escola e da prefeitura
Em nota oficial, a escola informou que prestou "todo o socorro necessário" e acionou os órgãos competentes. Já a Prefeitura de Belém do São Francisco destacou que vem oferecendo suporte à família desde o início, com acompanhamento das secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde.
Investigação em andamento
A Polícia Civil de Pernambuco abriu investigação para apurar as circunstâncias da agressão, mas não forneceu mais detalhes por envolver menores de idade. Inicialmente, a idade da vítima foi informada como 10 anos, mas a família confirmou que Alícia tinha 11.
O corpo da estudante permanece no Instituto Médico Legal (IML) do Recife e deve ser liberado apenas na terça-feira (9). Informações sobre o sepultamento ainda não foram divulgadas.