Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Maior nome da literatura noir, Dashiell Hammett nasceu há 115 anos

28 mai 2009 - 19h26
Compartilhar

A literatura noir surgiu nos Estados Unidos depois da primeira grande guerra, em forma de contos, nas revistas pulps - publicações baratas impressas em papel de baixa qualidade, mas extremamente populares. Sua característica principal era mostrar o submundo das grandes cidades, retratado através de detetives durões, policiais corruptos e damas sedutoras e fatais. E um dos maiores expoentes desta categoria, cuja vida em si foi noir, foi Dashiell Hammett, nascido em 27 de maio de 1894.

Hammett largou os estudos aos 13 anos de idade e entre 1915 e 1921 trabalhou como detetive da famosa agência Pinkerton. Nesse período teve que se alistar no exército e lutou na Primeira Guerra Mundial, na divisão de ambulâncias. No conflito contraiu gripe espanhola e tuberculose, lá também conheceu sua primeira esposa, a enfermeira Josephine Dolan. Por conta da doença, foi recomendado se afastar de seus filhos e o casamento ruiu.

De volta à Pinkerton, viu que seu trabalho lhe dava bom material para escrever e criou seu primeiro anti-herói, o detetive continental, sem nome e numa linguagem minimalista com tramas intrincadas e evidências aparecendo aos poucos. Sempre com um copo de bebida na mão, Hammett lançou em 1930 seu maior clássico, O Falcão Maltês, com o duríssimo Sam Spade investigando o caso de uma estátua da Ilha de Malta que atrai a cobiça de tipos ignóbeis. O livro virou um filmaço em 1941 nas mãos de John Huston, com Humphrey Bogart no papel principal. Outros personagens famosos do autor era o casal Nick e Nora Charles de The Thin Man. Sofisticados e alcoólatras, os dois resolviam casos mas não dispensavam o cinismo e os porres homéricos.

Em 1931, Hammett começou uma relação de 30 anos com Lilian Helmann, também escritora e ativista comunista. Por causa dela, abandonou a literatura em 1934, filiou-se ao partido comunista americano e foi membro atuante da Liga dos Escritores Americanos, onde fez campanha para o não envolvimento dos Estados Unidos na guerra que estava por vir quando do pacto Hitler-Stalin. Apesar disso, mais uma vez se alistou quando Pearl Harbour foi atacado e acabou tendo um enfisema.

De volta ao cenário político, foi eleito presidente do Congresso dos Direitos Civis de Nova York em 1946. Foi preso em 1951 na paranóia anti-comunista americana e entrou para a lista negra, por se recusar a entregar colegas socialistas. Dashiell Hammett morreu em 10 de janeiro de 1961 de câncer no pulmão. Segundo outro grande nome da literatura policial americana, Raymond Chandler, "Hammett tirou os assassinatos dos vasos venezianos e os colocou nos becos". E isso é tão evidente que em uma de suas obras é possível ler o seguinte diálogo: "Quem o matou? - eu perguntei. O homem acinzentado coçou a nuca e disse: "Alguém com um revólver". Mais seco e real impossível!

Humphrey Bogart no filme O Falcão Maltês
Humphrey Bogart no filme O Falcão Maltês
Foto: Divulgação
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra