Luís Fernando Silva Pinto foi um dis sete jornalistas veteranos demitidos pela emissora
Foto: TV GLOBO / Divulgação / Estadão
O jornalista Luís Fernando Silva Pinto se despediu dos espectadores na quarta-feira, 2, durante o jornal Edição das 22h, da GloboNews. Ele trabalha como correspondente da Rede Globo nos Estados Unidos, e foi demitido pela emissora após 44 anos de atuação, mas permanecerá trabalhando até 31 de dezembro.
"Em 44 anos eu vi a inutilidade das guerras, vi as pessoas que mais precisam serem frequentemente a prioridade menor. Vi líderes que têm a ilusão de que sabem, e acham que o cargo é um direito, não uma dedicação, e quando perdem o poder passam a enfrentar a realidade do esquecimento, ou pior, o julgamento da história", comentou o jornalista.
Enquanto Silva Pinto, de 65 anos, falava, imagens das coberturas realizadas por ele ao longo dos anos foram sendo mostradas para o espectador. "Tenho orgulho em ver como as gerações mais novas são mais capazes, mais engajadas e menos discriminatórias do que a minha", destacou ele.
O vídeo com a fala foi compartilhado pela repórter Raquel Krähenbühl, que também é correspondente da emissora nos Estados Unidos, e homenageou o colega:
Olhos cheios de lágrimas com essa despedida do Fernando. Serei sempre grata a ele. Foi a pessoa que abriu a porta para mim em Washington e que me ensinou muito. Tenho certeza que ele sempre estará bem- com a namorada dele, a Lauren. pic.twitter.com/Y3hdUCxE6h
O correspondente aproveitou para se declarar para a esposa, Lauren: "A maior [sorte] delas foi conhecer a Lauren em Nova Déli […] Há 35 anos ela é minha esposa, a mãe dos meus filhos e nunca deixou de ser a minha namorada. Então Heraldo, se um dia alguém, sem ter muito o que fazer, se perguntar que fim levou aquele repórter, a resposta será simples: ele está bem, está com a namorada dele".
Heraldo Pereira, que apresenta o telejornal, se despediu do colega, chamando-o de "a minha referência desde a minha querida Ribeirão Preto". "Você, a nos ensinar, a trazer essa voz, essa história, muito obrigado", disse ele.
Luís Fernando Silva Pinto foi demitido junto com outros seis jornalistas veteranos da Rede Globo. Ele trabalhava nos Estados Unidos desde a década de 1980. Ao Estadão, a assessoria de imprensa da emissora afirmou que as demissões foram combinadas previamente e de forma transparente desde o meio de 2020.
Silvia Poppovic - saída da Band - Em abril de 2020, Silvia Poppovic foi dispensada da Band, onde apresentava o 'Aqui na Band' ao lado de Luis Ernesto Lacombe. "Me senti desconsiderada", afirmou, posteriormente.
Foto: Band / Divulgação / Estadão
Márcio Gomes - Globo para CNN Brasil - Em 19 de outubro de 2020, a CNN Brasil anunciou a contratação do jornalista Márcio Gomes, que passou as últimas décadas trabalhando na Globo.
Foto: CNN Brasil / Divulgação / Estadão
Roberto Cabrini - SBT para Record TV - Em outubro de 2020, o SBT oficializou a saída de Roberto Cabrini da emissora. Dias depois, ele foi anunciado pela Record TV para fazer matérias no 'Domingo Espetacular'.
Foto: Twitter / @RecordTV_press / Estadão
Zeca Camargo - Globo para Band - Após 24 anos trabalhando na Globo, em 27 de maio de 2020 foi anunciado que Zeca Camargo estava de saída da emissora. No dia 3 de julho, a Band anunciou sua contratação para atuar na função de diretor executivo.
Foto: Raphael Dias / Globo / Divulgação / Estadão
Luis Ernesto Lacombe - Band para RedeTV! - Lacombe vinha apresentando o Aqui na Band recentemente, mas teve sua saída da emissora anunciada em 25 de junho. Em 26 de agosto, foi confirmada sua contratação pela RedeTV!, onde apresentará um programa próprio.
Claudete Troiano - TV Aparecida para RedeTV! - No fim do mês de junho, a veterana Claudete Troiano foi demitida da TV Aparecida. Em 18 de setembro, a RedeTV! anunciou a sua contratação para um programa de variedades.
Diego Sarza - Globo News para CNN Brasil - Após cerca de sete anos trabalhando na Globo e na Globo News, o jornalista Diego Sarza foi contratado pela CNN Brasil em janeiro.
Foto: CNN Brasil / Divulgação / Estadão
Mariana Godoy - RedeTV! para Band - A RedeTV! anunciou a saída de Mariana Godoy de seu quadro de apresentadores em 16 de junho de 2020. Cerca de 10 dias depois, sua contratação foi oficializada pela Band. Na emissora, a jornalista chegou a ter a estreia de seu programa anunciada, mas foi adiada quando faltavam três dias, para reformulação e criação de outro formato de atração.
Foto: Reprodução de 'RedeTV News' (2020) / RedeTV! / Estadão
Rafael Colombo - Band para CNN Brasil - Com a saída de Reinaldo Gottino do canal pago, o 'CNN 360' ficou com um apresentador a menos. Para seu lugar foi contratado Rafael Colombo, que vinha trabalhando na Band. O anúncio foi feito em junho de 2020.
Foto: CNN Brasil / Divulgação / Estadão
Glenda Kozlowski - SBT para Band - Em novembro de 2019, Glenda Kozlowski, apresentadora que passou anos na área esportiva da Globo, foi anunciada pelo SBT. A ideia é que ela apresentasse o reality show 'Uma Vida, Um Sonho'. Em abril, porém, foi anunciado o adiamento da estreia do programa por conta da pandemia do novo coronavírus. Em 27 de junho, a apresentadora confirmou seu desligamento da atração. Em 11 de setembro, Glenda foi anunciada para o 'Show do Esporte', na Band.
Foto: Instagram / @glendakozlowski / Estadão
Reinaldo Gottino - CNN Brasil para Record TV - Um dos principais nomes contratados para o jornalismo da CNN Brasil, então recém-inaugurada no País, Reinaldo Gottino deixou o canal pago para retornar à sua antiga emissora, a Record TV, em 29 de maio.
Foto: Reprodução de 'Balanço Geral' (2020) / Record TV / Estadão
Edu Guedes - RedeTV! para Band - No mesmo ano em que sofreu um acidente que resultou em uma cirurgia em seu braço, o apresentador e cozinheiro Edu Guedes trocou a RedeTV! pela Band, onde apresenta atualmente o 'The Chef'.
Foto: Kelly Fuzaro / Band / Divulgação / Estadão
Alexandre Garcia - Chegada a Canal Rural e CNN Brasil - Após algum tempo afastado da TV, desde que saiu da Globo após cerca de três décadas, em dezembro de 2018, Alexandre Garcia foi contratado para ser comentarista do Canal Rural e, meses mais tarde, em julho, foi anunciado pela CNN Brasil.
Foto: Reprodução de 'Bom Dia Brasil' (2018) / TV Globo / Estadão
Fernando Gomes - Band para CNN Brasil - O neurocirurgião Fernando Gomes, que já participou do 'Encontro com Fátima Bernardes' no passado, vinha no 'Aqui na Band' até o mês de abril, quando foi demitido. Posteriormente, foi contratado pela CNN Brasil.
Foto: Instagram / @drfernandoneuro / Estadão
Roberto Nonato - Rádio CBN para CNN Brasil - O jornalista Roberto Nonato, conhecido por seu trabalho na rádio CBN, foi anunciado como nova contratação da CNN Brasil, principalmente para a faixa do canal pago na rádio, mas também para "comandar telejornais na TV".
Foto: CNN Brasil / Divulgação / Estadão
Maisa Silva - Em 3 de outubro de 2020, o SBT anunciou que Maisa Silva não vai renovar seu contrato com a emissora, após 13 anos. Leia mais aqui.
Foto: Gabriel Cardoso / SBT / Divulgação / Estadão