Foto: Instagram / @justinbieber | Valerie Macon / AFP | Michael A. Mariant / AP Photo / Estadão
O cantor Justin Bieber causou polêmica entre seus fãs após fazer uma postagem em seu Instagram em que defende o cantor Chris Brown e o compara aos astros Michael Jackson e Tupac Shakur, ambos já mortos.
"Todos querem esperar até as pessoas morrerem para das os créditos que elas merecem. Estou avisando agora, quando Chris Brown se for, após uma longa vida, vocês vão sentir o que tiveram à sua frente nesse tempo todo", escreveu Bieber na noite de sexta-feira, 3.
Em janeiro de 2019, Chris Brown chegou a ser preso na França por suspeita de estupro, sendo solto menos de 24 horas após o fato. Ele abriu um processo de calúnia contra a mulher que fez a acusação. Na ocasião, Justin Bieber também saiu em defesa do amigo: "Você é o melhor".
Em 2009, Chris Brown foi condenado a cinco anos de liberdade condicional por ter espancado sua então namorada, a cantora Rihanna. À época, ele confessou o crime. Em 2017, outra de suas ex-namoradas, a modelo Karrueche Tran, pediu uma ordem restritiva contra Chris alegando que ele a agrediu e ameaçou matá-la.
Processos de fotógrafos - A relação de Justin com os paparazzi é bem conturbada. Em junho de 2013, ele foi processado por um fotógrafo que o acusou de ter sido o mandante da surra que tomou do segurança de Bieber. Ele alega ter sido agredido por tirar fotos do cantor em Miami, e pediu mais de R$ 30 mil de indenização. Em agosto de 2014, o cantor foi processado por outro fotógrafo, que acusou o cantor de ter mandado um segurança quebrar sua câmera fotográfica.
Foto: Divulgação / Estadão
Prisão por embriaguez - Além de acumular denúncias de vizinhos por dirigir em alta velocidade, Justin chegou a ser preso em janeiro de 2014 por dirigir bêbado e participar de um 'racha'. Ele resistiu à prisão e xingou os policiais, mas foi levado à delegacia mesmo assim. Lá, ele causou ainda mais e sorriu para a foto policial.
Foto: Divulgação/Miami Police Department / Estadão
Turnê conturbada pelo País - Em novembro de 2013, durante sua passagem pelo Brasil, Justin foi protagonista de diversas polêmicas. Ele chegou a ser expulso do hotel Copacabana Palace, onde estava hospedado, após quebrar objetos do quarto e tentar entrar no hotel com garotas de programa. Em seguida, ele tentou se hospedar em dois outros hotéis, que negaram seu pedido. O astro teve que alugar uma casa às pressas na zona leste do Rio de Janeiro.
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão
Grafite - Ainda durante sua passagem pelo Rio, Bieber foi visto pichando uma parede num túnel em São Conrado. Fotógrafos que registraram a cena alegaram que o cantor ordenou que seus seguranças agredissem os profissionais, que foram até a UPP da Rocinha, registraram o ocorrido e voltaram com uma viatura policial.
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão
Xixi na cozinha - No início de 2013, o site TMZ publicou na internet um vídeo em que Bieber aparece fazendo xixi num balde de limpeza na cozinha de um restaurante. Ele estava usando a saída da cozinha para fugir dos paparazzi quando ficou muito 'apertado' e urinou ali mesmo. O vídeo, porém, não pegou nada bem para o cantor.
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão
Problemas com drogas - Em julho de 2013, a Polícia apreendeu maconha no ônibus de Justin Bieber, entre a fronteira dos EUA e do Canadá. Bieber não estava presente no veículo, mas, segundo as autoridades, o ônibus estava ligado ao cantor.
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão
Desrespeito à bandeira - Na Argentina, Bieber esfregou a bandeira do país no palco durante um dos shows e teve suas músicas banidas por uma rádio local, além de uma campanha na internet para que o cantor fosse considerado "persona non-grata" no país.
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão
Confusão na vizinhança - A lista de processos de Bieber não vem só de fotógrafos. O cantor foi acusado de ameaçar um vizinho da mansão onde mora, em Calabansas, Califórnia. O vizinho teria reclamado das festas do cantor e ocorreu uma briga, que teve de ser apartada pelos seguranças. O cantor acabou processado por ameaça e agressão.
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão
Veja personalidades que já se envolveram em casos de assédio ou abuso sexual - O assédio sexual cometido pelo ator José Mayer contra a figurinista Susllem Meneguzzi Tonani gerou protestos e tomou conta da mídia e das redes sociais. No entanto, o ator não foi o único artista, nem o primeiro, a assediar uma colega de trabalho. Personalidades em posições de destaque já foram diversas vezes acusadas em situações similares, mas nem sempre os casos tiveram tanta repercussão. Veja a seguir alguns outros exemplos de personalidades acusadas de assédio ou abuso sexual.
Biel - Durante uma entrevista em maio de 2016, o cantor assediou uma repórter, referindo-se a ela como "gostosinha" e afirmando que "a quebraria no meio" se mantivessem relações sexuais. Dias depois, Biel disse que estava "abismado com a intimação, sendo que a entrevista toda foi em clima descontraído e em nenhum momento ela (a repórter) se mostrou decepcionada com algo". O artista ainda afirmou que fez uma 'brincadeira' e completou: "Machista? Nem homem me considero ainda pra ser prepotente ao ponto. Sou um menino, menino que brinca, menino sem papas na língua, menino que sorri." O cantor e a jornalista fecharam um acordo em que Biel teria que pagar cinco salários mínimos a uma instituição de caridade. Como resultado da negociação, o processo deixou de existir.
"Confiem em mim e vocês verão. As pessoas que estão menosprezando o talento desse homem por causa dos erros que ele cometeu... vocês precisam reavaliar! Amo você, Chris Brown!", concluiu Justin Bieber.
Michael Jackson morreu em junho de 2009, e sofreu com acusações de abuso sexual e pedofilia ao longo da vida. Em 2019, a HBO lançou o documentário Leaving Neverland, com depoimentos de supostas vítimas do cantor.
A família de Michael Jackson, porém, criticou as acusações do documentário em nota (leia a íntegra aqui): "Os dois acusadores testemunharam sob juramento que esses eventos nunca ocorreram. Eles não providenciaram nenhuma evidência independente e absolutamente nenhuma prova para sustentar suas acusações, o que significa que o filme inteiro depende apenas da palavra de dois mentirosos".
Tupac Shakur morreu em 13 de setembro de 1996, aos 25 anos de idade. Em 1995, ele foi condenado à prisão por conta de um caso de estupro que teria ocorrido em 1993.
Confira abaixo a publicação em que Justin Bieber apoia Chris Brown e compara o rapper a Michael Jackson e Tupac Shakur: