Janaína Jacobina diz como é viver cercada de bichos em sítio
- Gislandia Governo
Bicho do mato. É assim que Janaína Jacobina, ex-peoa de A Fazenda 3 e atual repórter do Tudo é Possível, da Record, se considera. Tanto que, sempre que consegue uma folga, ela corre para seu refúgio particular, um sítio no Mato Grosso do Sul, repleto de animais e natureza preservada.
"Lá tem vacas, cada uma com um nome: Charmosa, Mococa, Imperatriz, Donzela. Muitos macaquinhos, praticamente civilizados. À tarde, por exemplo, aparecem vários. Eu pego bananas, deixo perto de mim, e mostro a eles, que vêm numa velocidade incrível!", conta Janaína, de 30 anos.
Mas é por uma arara-azul, ave em extinção da fauna brasileira, que Jana nutre xodó especial. "Ela vive na região e criou um vínculo comigo e com meu pai, Carlos. Às vezes, fica uns dias sem aparecer. Depois, surge novamente. Ela é linda. Quando nos vê, vem toda toda. Fica em nosso braço", revela.
Apesar de ter sido criada na cidade, a loura diz que desde a infância tem um elo com a natureza. "Meu pai nasceu em fazenda. E praticamente já tivemos um zoológico em casa. Eram 14 cães, dois periquitos, um papagaio, um jabuti e dois coelhos que eu amava".
Para Janaína, ter um bicho de estimação é fundamental na vida do ser humano. "Eles nos ensinam muitas coisas: amizade, amor. Mesmo no silêncio, a alegria de estar com seus donos nos ensina que as gargalhadas não são compradas", observa. Da temporada que passou em A Fazenda 3, ela lembra com bom humor de como lidava com a bicharada. "A vaca era uma comédia. Dava um show em mim! Fazia as necessidades na metade do processo de ordenhar, era geniosa. As ovelhas são lindas, educadas e charmosas!".