Influenciadora fala sobre suposto envolvimento com tráfico humano
Influenciadora e ex-De Férias com o Ex fala sobre suposto envolvimento com tráfico humano
A influenciadora Catherine Bascoy, conhecida por participar do reality De Férias com o Ex, se pronunciou nas redes sociais na madrugada desta quinta-feira (2) após ser envolvida em uma controvérsia sobre a divulgação de uma empresa de intercâmbio suspeita de tráfico humano. A ex-participante explicou que sua atuação foi restrita à propaganda contratada, sem qualquer vínculo com a administração ou operação do programa. "Esclareço que minha participação se limitou exclusivamente à publicidade contratada, sem qualquer envolvimento com a administração ou a operação da empresa", afirmou Catherine em seu comunicado.
A influenciadora também detalhou que, antes de aceitar a parceria, fez uma pesquisa completa sobre a empresa, conferiu licenças e acompanhou conteúdos de outras influenciadoras que já haviam divulgado o programa. Ela ressaltou que, na época, tudo parecia legítimo e que sua intenção nunca foi prejudicar seguidores. "Ao meu ver, tudo parecia estar em conformidade. Minha intenção nunca foi, e jamais será, prejudicar quem me acompanha; muito pelo contrário, sempre busquei ser responsável e criteriosa em minhas escolhas", explicou. Catherine ainda garantiu que está tomando medidas para esclarecer a situação e proteger sua imagem diante das acusações.
Repercussão e investigações
A polêmica ganhou visibilidade após denúncias feitas por Guga Figueiredo e Jordana Vucetic, que mostraram vídeos de influenciadoras, incluindo Catherine Bascoy, Aila Loures e Isabela Duarte, promovendo a empresa Alabuga Start, chamada no Brasil de Start Program. O programa oferecia salários, alojamento, passagens e cursos de idioma, mas está sob investigação pela Interpol por suspeita de exploração e trabalho forçado. "Várias mulheres descreveram que a carga horária do trabalho eram longas e com vigilância constante, além de enfrentarem problemas de saúde pela exposição a produtos químicos cáusticos", destacou relatório da Iniciativa Global contra o Crime Organizado Transnacional (GI-TOC). Após a repercussão, todas as publicações foram removidas, bem como o perfil da empresa.
Mesmo diante da polêmica, Catherine Bascoy reafirmou seu compromisso com transparência e responsabilidade em futuras parcerias. "Meu compromisso é, sempre foi e sempre será, com a responsabilidade e a transparência, em respeito e com carinho por cada um de vocês. Por isso, reforço que, a partir de agora, os critérios para futuras parcerias serão ainda mais rigorosos", garantiu a influenciadora. Ela enfatizou que, ao longo de 10 anos de carreira, sempre buscou selecionar marcas alinhadas aos seus valores e pretende manter esse padrão elevado de cuidado em novas campanhas.