PUBLICIDADE

Gal Costa cantou mais de 20 músicas em trilhas de novelas; ouça 7 delas

Voz inconfundível da artista embalou sucessos como 'Vale Tudo', 'Gabriela' e 'Tieta'

9 nov 2022 - 12h32
(atualizado em 21/11/2022 às 15h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Gal Costa morreu, mas sua voz já está eternizada na teledramaturgia. Ela interpretou canções em novelas históricas.

Composta por Cazuza, 'Brasil', da abertura de 'Vale Tudo' (1988/1989), se tornou um hino sobre o Brasil. Mais atual do que nunca.

'Modinha para Gabriela' também é inesquecível. Bastam os primeiros acordes para lembrarmos do folhetim baseado no romance de Jorge Amado que virou novela na Globo em 1975, com Sônia Braga no papel-título.

Considerada uma das músicas mais bonitas da MPB, 'Força Estranha', composta por Caetano Veloso, fez parte do disco de 'Os Gigantes' (Globo, 1979). A voz magistral de Gal conduzia as cenas da protagonista Paloma (Dina Sfat).

Em 1981, a novela 'Brilhante' teve sua gravação de 'Meu Bem Meu Mal' para a personagem Maria Isabel (Renée de Vielmond), uma mulher cheia de conflitos.

O bolero 'Alguém me Disse' marcou o romantismo da sonhadora Eliza (Tássia Camargo) em 'Tieta', de 1989.

A cantora também emprestou seu talento ao LP de 'Rainha da Sucata', onde cantou 'Nua Ideia', tema do professor atrapalhado Caio (Antônio Fagundes).

Em 1992, mais uma abertura com o talento da artista. 'Canta Brasil' introduzia a novela 'Deus nos Acuda'.

O remake de 'Mulheres de Areia', de 1993, teve Gal cantando 'Caminhos Cruzados', tema de Clarita (Suzana Vieira), mulher chique e infeliz no casamento.

A deusa da voz poderosa também esteve nas trilhas de 'Barriga de Aluguel' ('Eu Acredito'), 'O Dono do Mundo' ('Solidão'), 'Um Sonho a Mais' ('Chuva de Prata'), 'Mulheres Apaixonadas' ('O Amor em Paz'), 'Celebridade' ('Nossos Momentos'), 'Senhora do Destino' ('Dono dos Teus Sonhos') e 'Belíssima' ('Coisa Mais Linda'), 'Viver a Vida' ('Mar e Sol'), 'Joia Rara' ('Folhetim'), entre outras produções da TV.

A delicadeza e a energia das interpretações da cantora ficarão para sempre na memória dos amantes da ficção televisiva.

Em entrevista à GloboNews, logo após o anúncio da morte de Gal Costa, a cantora e compositora Zélia Duncan segurou o choro ao falar do ídolo. "Estamos perdendo o cristal mais raro, uma rainha, o pilar da MPB."

Gal Costa entre alguns discos de novelas com canções imortalizadas por sua voz poderosa
Gal Costa entre alguns discos de novelas com canções imortalizadas por sua voz poderosa
Foto: Reproduções

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade