Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Edu Guedes enfrenta diagnóstico de câncer e passa por cirurgia de emergência

Chef e apresentador é internado em São Paulo após crise renal e nódulo pancreático

6 jul 2025 - 15h10
Compartilhar
Exibir comentários

O renomado chef e apresentador Eduardo Guedes, dos programas Hoje em Dia, Receita pra Dois e atualmente Fica Com a Gente (RedeTV!), de 51 anos, foi hospitalizado com urgência no último sábado, 5 de julho de 2025, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Chef e apresentador é internado em São Paulo após crise renal e nódulo pancreático
Chef e apresentador é internado em São Paulo após crise renal e nódulo pancreático
Foto: Márcia Piovesan

A descoberta

Guedes apresentou uma crise renal aguda que evoluiu para infecção. Durante o atendimento emergencial, os médicos realizaram uma cirurgia renome para conter os sintomas, seguida de exames complementares (tomografia e ultrassonografia) que detectaram um nódulo no pâncreas. Diante da urgência do quadro, foi removido o tumor por meio de cirurgia oncológica no mesmo ato. Até o momento, a equipe médica ainda não divulgou detalhes sobre o estágio do tumor, nem o plano terapêutico futuro.

Contexto sobre o câncer de pâncreas

O pâncreas é uma glândula vital com funções digestivas e hormonais. O tipo mais comum do câncer pancreático é o adenocarcinoma, que responde por cerca de 90% dos casos. O diagnóstico costuma ocorrer em fases avançadas, já que os sintomas iniciais são muitas vezes vagas ou silenciosas.

Sintomas mais comuns:

  • Icterícia (pele e olhos amarelados), urina escura
  • Dor abdominal ou nas costas, perda de peso e fadiga
  • Náuseas, fraqueza intensa e piora repentina de diabetes
  • Coágulos venosos (trombose)

Importância da detecção precoce

Estudos mostram que, apesar dos desafios no diagnóstico precoce, a detecção em estágio inicial pode melhorar significativamente o prognóstico. Protocolos envolvem tomografia, ressonância magnética, ultrassom endoscópico, marcadores sanguíneos como CA 19-9 e biópsia pancreática.

Próximos passos no tratamento

Após a cirurgia, Guedes permanece internado para recuperação. O prognóstico e o plano de tratamento - quimioterapia, radioterapia ou terapias alvo - serão definidos de acordo com a análise histopatológica do nódulo. Monitoramento por exames de imagem e marcadores tumorais (ex.: CA 19-9) também serão fundamentais.

Márcia Piovesan
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade