Crianças com alta capacidade intelectual costumam ter essa pequena peculiaridade que outras não têm, segundo três especialistas
Não significa que todas as crianças talentosas façam isso, mas se seu filho tem esse hábito, é provável que ele tenha um QI mais alto!
O termo "superdotado" é controverso na comunidade científica. Neurocientistas e psicólogos defendem que apenas crianças com um quociente de inteligência (QI) acima da média são consideradas superdotadas, de acordo com a Escala de Inteligência Stanford-Binet, desenvolvida pelo psicólogo Lewis Terman, que mede a inteligência e a capacidade cognitiva por meio de diversos fatores.
Segundo essa definição, uma criança superdotada é aquela que obtém uma pontuação superior a 180 em um teste de QI, e aquelas que obtêm pontuação acima de 130 possuem altas capacidades intelectuais.
De acordo com a Dra. Esther Martínez, pediatra, apenas 1 em cada 100 crianças é superdotada, e apenas uma em um milhão obtém uma pontuação superior a 180 em um teste de QI. No entanto, psicólogos educacionais e treinadores esportivos, para citar alguns exemplos, afirmam que crianças com altas habilidades em diversas áreas também são consideradas superdotadas.
Se considerarmos a definição mais difundida, a primeira, crianças com alta capacidade intelectual se destacam das demais por serem capazes de assimilar conhecimento rapidamente. Mas essa não é sua única característica distintiva.
Elas são curiosas, ativas, observadoras, perfeccionistas e independentes, mas há um comportamento ou peculiaridade que, segundo especialistas, costuma ser um claro indicador de que nosso filho pode ter altas habilidades: elas possuem um hábito de leitura incomum.
FAÇA DA LEITURA DO DICIONÁRIO UM HÁBITO
A leitura é uma ferramenta mara...
Matérias relacionadas
Pessoas com alta capacidade intelectual costumam ter esse problema e nem sequer sabem disso