Criador da série 'A Feiticeira' morre ao 100 anos
Sol Saks, criador da série de televisão A Feiticeira, sucesso no final da década de 1960 e início da de 1970, morreu no último dia 16 de abril, aos 100 anos de idade, em Los Angeles. Sua criação foi tão bem sucedida que, até o fim de sua vida, ele viveu dos royalties do programa finalizado em 1972, cuja protagonista era a bela atriz Elizabeth Montgomery, no papel de Samantha. As informações são do site do jornal britânico The Telegraph.
Além de A Feiticeira, Saks escreveu roteiros para comédias de rádio e TV, incluindo I Married Joan e My Favorite Husband. É dele também o roteiro do filme Devagar, Não Corra, de 1966.
Apesar de ser o responsável pelo piloto da série da mulher que faz magia ao mover o nariz, o escritor não foi autor de nenhum dos episódios do programa. Paul Wayne, escritor que trabalhou na série e um grande amigo de Saks, disse ao jornal Los Angeles Times: "ele só relaxou e desfrutou dos royalties".
A ideia do criador de A Feiticeira, que também ganhou uma versão cinematográfica estrelada por Nicole Kidman em 2005, veio de dois longas: I Married a Witch (1942) e Bell Book and Candle (1958). Segundo Wayne, Saks sempre foi sincero sobre o fato de que sua personagem não era exatamente original.