Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chiquinha do ‘Chaves’ sofreu colapso e viu a morte de perto: “Eu parecia um cadáver”

Maria Antonieta de Las Nieves chegou a tomar 19 comprimidos por dia e avisa que nunca mais voltará aos palcos com sua personagem mais famosa

15 nov 2025 - 17h56
(atualizado às 17h57)
Compartilhar
Exibir comentários

A coluna assistiu à entrevista de Maria Antonieta de las Nieves ao canal da jornalista Matilde Obregón.

Perto de completar 79 anos, a intérprete da Chiquinha do seriado ‘Chaves’ ainda demonstra fragilidade após sofrer um sério problema de saúde em viagem ao Peru.

Ela pretendia fazer de 2 a 3 shows por dia em três fins de semana seguidos. O corpo não aguentou. Estava tão fraca que precisou da ajuda do coreógrafo para se manter de pé diante do público.

“Vi uma entrevista dela numa rede social e percebi que estava muito mal. Estava perdida”, contou sua filha, Verónica, que interpretou Paty em ‘Clube do Chaves’. 

Preocupado, o filho da veterana, Gabriel, viajou a Lima para verificar a situação e constatou a gravidade do quadro clínico.

Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha: "Fiquei com uma aparência espantosa"
Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha: "Fiquei com uma aparência espantosa"
Foto: Reprodução

Infecções e 'overdose' de medicamentos

Maria Antonieta foi levada de volta à Cidade do México. Familiares e amigos próximos a cercaram na saída do aeroporto para impedir que os fotógrafos e cinegrafistas registrassem sua imagem debilitada. 

“Ela não estava consciente, não nos reconhecia”, relembra Verónica. “Não me lembro de nada, nem de ter ido ao Peru. A única coisa de que recordo é que fazia isso com a boca”, disse a atriz, reproduzindo uma mastigação constante. Posteriormente, descobriram que era efeito colateral de um medicamento.

Exames indicaram baixo nível de sódio, o que poderia gerar convulsões. “Havia ainda infecção nos pulmões, infecção urinária e intoxicação por excesso de medicamentos”, relatou a filha da artista.

Maria Antonieta de las Nieves foi mantida no hospital por uma semana. 

Quase 45 anos após o fim das gravações de 'Chaves', a atriz ainda vive do sucesso da personagem Chiquinha (La Chilindrina, no original)
Quase 45 anos após o fim das gravações de 'Chaves', a atriz ainda vive do sucesso da personagem Chiquinha (La Chilindrina, no original)
Foto: Reprodução

“Chiquinha se foi”

Ao voltar para casa, a atriz tomou um susto quando se viu no espelho. “Não é possível que essa sou eu. Esse é um cadáver”, contou sobre sua reação. “Foi muito, muito difícil para mim.”

Por indicação de diferentes médicos, a atriz tomava 19 comprimidos por dia, entre remédios e vitaminas. Acabou vítima da overdose.

“Emagreci 5 quilos e, com meu tamanhozinho (ela mede 1,53m de altura), se notava muitíssimo. Era espantoso. A cara toda caída.”

Agora recuperada, Maria Antonieta de las Nieves não está mais acompanhada por cuidadores em casa. Voltou a ficar a maior parte do tempo sozinha.

“Quando lembro o que passei, me sinto mal”, disse. A atriz decidiu nunca mais fazer shows. “A Chiquinha se foi”, avisa. “Estou na minha casa, na minha cama, com minhas três cachorras, estou feliz.”

Maria Antonieta de las Nieves com a filha, Verónica Fernandez: "Estou feliz em minha casa"
Maria Antonieta de las Nieves com a filha, Verónica Fernandez: "Estou feliz em minha casa"
Foto: Reprodução
Sala de TV Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade