Celulite infecciosa: saiba o que é a doença que causou internação do ator Rafael Cardoso
A celulite infecciosa atinge camada profunda da pele e é causada por bactéria. A prevenção e tratamento são detalhados a seguir pela cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita.
Rafael Cardoso está internado com celulite infecciosa e revelou que deve ficar uma semana no hospital. Mas o que é a doença? Apesar de as varizes sempre serem mais citadas quando o assunto são problemas vasculares, existem outros que podem trazer malefícios a sua saúde, como a celulite infecciosa.
"Ela não tem relação com a celulite estética, ocorre quando as bactérias que fazem parte da flora bacteriana de nossa pele, principalmente a bactéria estreptococo, penetra no tecido cutâneo aproveitando os canais de entrada na pele por cortes ou feridas e provocam infecções que rapidamente afetam os vasos linfáticos existentes na segunda camada da pele", explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
O que é bom para celulite infecciosa? Cirurgiã explica tratamento
De acordo com a médica, o tratamento das condições normalmente envolve antibióticos. Em casos leves, pode ser feito em casa e os antibióticos são tomados na forma de comprimidos. Já em casos mais graves, o paciente é internado no hospital e os antibióticos são ministrados diretamente na veia.
"Normalmente os sintomas melhoram em 10 dias após o início do uso de antibióticos. Mas, para ajudar no tratamento, é importante também que o paciente repouse e mantenha o membro afetado elevado durante trinta minutos três vezes ao dia para diminuir a dor e o inchaço, além de manter a área infectada sempre limpa", acrescenta a ...