Bela Gil homenageia a irmã, Preta Gil: 'Você abriu portas'
Chef e apresentadora ainda não havia se manifestado publicamente sobre a morte da irmã
Bela Gil, irmã de Preta Gil, se despediu da cantora em uma publicação feita nas redes sociais nesta quinta-feira, 24. Preta morreu aos 50 anos, no último domingo, 20 de julho, em decorrência de um câncer colorretal diagnosticado em 2023.
A chef e apresentadora compartilhou uma foto em que aparece, ainda criança, ao lado da irmã mais velha. "Lembrar que é para viver a vida fiel a quem somos, mudar o que quiser mudar, permanecer com o que quiser permanecer, mas não trair a nós mesmos", escreveu. "Você abriu portas e caminhos e seguirei trilhando obrigada por tudo, te amo".
Homenagens da família
O cantor e compositor baiano Gilberto Gil usou as redes sociais, na manhã desta quinta-feira, para se pronunciar pela primeira vez sobre a morte da filha.
Em uma publicação em seu perfil no Instagram, Gil compartilhou um vídeo de um momento recente ao lado de Preta, durante uma turnê em que se apresentou junto com a família. Ao resgatar o registro, o artista escreveu: "Sempre tive orgulho de você, filha, e vou ter pra sempre."
Dois dias após a morte da cantora, a Prefeitura do Rio oficializou a criação do Circuito de Blocos de Carnaval de Rua Preta Gil, agora parte da programação oficial do carnaval carioca. O decreto destaca a importância de Preta Gil para o carnaval de rua, especialmente com o Bloco da Preta, e reconhece sua contribuição para a valorização do Centro do Rio como espaço cultural. O trajeto do circuito será entre a Rua Primeiro de Março e a Avenida Presidente Antônio Carlos.