Autora de ‘Vale Tudo’ faz graça com Janja e posa com Lula no Palácio da Alvorada
Manuela Dias participa de exibição especial ao casal presidencial de filme sobre a revolta de negros escravizados na Bahia
O aumento da audiência de ‘Vale Tudo’ no Ibope e da popularidade nas redes sociais trouxe junto forte cobrança à autora Manuela Dias.
Por aumentar o sofrimento da personagem Raquel (Taís Araújo) e mostrar reações agressivas de mulheres negras na trama, ela tem sido atacada por quem enxerga racismo.
Ironicamente, Manuela assina o roteiro do filme ‘Malês’, sobre uma das mais importantes revoltas de pretos contra a escravidão no Brasil.
O longa dirigido por Antônio Pitanga (pai da atriz Camila Pitanga, que atua na obra), retrata homens e mulheres que lideraram a Revolta dos Malês na Bahia do século 19.
No sábado (6), houve exibição especial no Palácio da Alvorada, em Brasília, para o presidente Lula e a primeira-dama Janja da Silva.
Alinhada politicamente à esquerda, Manuela Dias fez foto em clima descontraído com a socióloga e posou com mais formalidade ao lado do chefe do Executivo.
“O cinema brasileiro tem o poder de nos fazer pensar nossa própria história. Contar esse levante é fundamental porque ele não pertence apenas à Bahia, mas a todo o Brasil”, disse a dramaturga em nota do Ministério da Cultura. “Sem memória não construímos um futuro diferente. A arte nos permite ver o Brasil.”
Elenco global
O evento no Palácio da Planalto teve a presença de outra atriz conhecida do público, Edvana Carvalho, a Eunice de ‘Vale Tudo’, parte do elenco de ‘Malês’.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, estava entre os convidados.
Além de ver o filme, o grupo assistiu à entrega da Ordem do Mérito Cultural à atriz Camila Pitanga por sua carreira, mesma honraria concedida a Antonio Pitanga em 2011.
“Lembro quando acompanhei meu pai sendo homenageado aqui em Brasília, e, agora, como ativista da cultura, sinto que sigo os passos dele. É um reconhecimento que carrego com muita gratidão e responsabilidade”, afirmou a artista.