Após incêndio na Mocidade Alegre, viaduto Pompeia continua bloqueado
Após o incêndio que atingiu o barracão da escola de samba Mocidade Alegre, na última segunda-feira (9), a região do Viaduto Pompeia continua bloqueada manhã desta quarta-feira (11).
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), até as 9h, a área seguia totalmente bloqueada. Para se livrarem do trânsito, os motoristas devem utilizar caminhos alternativos.
Os veículos que vêm da Avenida Marquês de São Vicente, sentido Lapa, devem seguir pela Praça Luiz Carlos Mesquita e Viaduto Antártica, sentido Sumaré. Já os que vêm do sentido Barra Funda, deverão seguir pela Praça Jácomo Zanella e Viaduto Nagib Brein (Viaduto da Lapa).
Os motoristas que circulam pela Avenida Nicolas Boer e Ponte Julio de Mesquita Neto, no sentido Barra Funda, devem utilizar a Avenida Marquês de São Vicente, sentido Lapa, Praça Luiz Carlos Mesquita e Viaduto Antártica, sentido Sumaré.
Os veículos provenientes da Avenida Pompéia, sentido Barra Funda, deverão seguir pela Avenida Francisco Matarazzo, sentido Centro, Rua Padre Antônio Tomás e Avenida Antártica, sentido Barra Funda.
Os motoristas provenientes do Elevado Costa e Silva, sentido Lapa, devem seguir pelo Largo Péricles, ruas Marta, Margarida, Avenida Pacaembu, sentido Bairro e Viaduto Pacaembu, sentido Bairro.
Os veículos que seguem da Avenida Francisco Matarazzo, sentido Lapa, deverão utilizar a Rua Guaicurus e o Viaduto Elias Nagib Brein, sentido Barra Funda.
Para acessar o Terminal Rodoviário Barra Funda, os motoristas devem seguir pela Avenida Marquês de São Vicente, Praça Paschoal Martins, ruas Robert Bosch, José de Oliveira Coutinho e Avenida Jornalista Aluísio Biondi. Os que deixam o Terminal Rodoviário deverão utilizar a Rua Quirino dos Santos e a Avenida Marquês de São Vicente.
Incêndio no barracão
O incêndio aconteceu no fundo do barracão, onde eram armanezadas esculturas de carnavais antigos, mas algumas alegorias novas também foram atingidas. Segundo a escola, porém, os danos foram superficias e os materiais poderão ser recuperados antes do carnaval.
Tudo que estava nos ateliês foi retirado, o material será reogarnizado. "Gostaríamos de dizer que tudo que está ao nosso alcance está sendo feito para recuperarmos a normalidade o mais breve possível. Agradecemos a todos que de alguma forma colaboraram e se empenharam nesta luta em resguardar o nosso carnaval", diz a nota oficial.
No entanto, o incêndio causou danificou a ponte Pompeia. Dacordo com o engenheiro Rogério Achcar, diretor do setor de pontes e viadutos da secretaria de infra-estrutura urbana da prefeitura de São Paulo, "há indícios de danos mais sérios na estrutura do viaduto".
Segundo ele, "uma laje de cerca de 40 metros de comprimento por 2 metros de largura desmoronou". Para evitar colocar carros e pedestres em risco, o viaduto seguirá interditado por tempo indeterminado.