1 evento ao vivo

Semana da Mulher: Top 10 mulheres fortes dos games

Estamos começando uma série especial para esta semana igualmente especial: mulheres na cultura pop. E vamos começar com ELAS nos games.

6 mar 2018
09h45
atualizado em 7/3/2018 às 16h28
  • separator
  • comentários

Dia 8 de março é comemorado internacionalmente o Dia da Mulher. Muitos podem não entender o verdadeiro significado por trás da data, que carrega um sentido histórico muito grande de lutas e perseverança: uma enorme luta em busca da igualdade de direitos entre os gêneros. Durante esta semana, iremos mostrar um pouco das mulheres mais poderosas de todo o cenário nerd e geek, celebrando com elas todas as suas conquistas.

Para começar com tudo, vamos listar as dez personagens de videogames que mais se destacaram nos últimos anos. Tem de tudo um pouco: ladras, lutadoras, assassinas, princesas, feiticeiras… Afinal de contas, as mulheres podem fazer o que quiserem, e serem incríveis em tudo! Confira abaixo as nossas escolhidas ― um árduo trabalho em meio a tantas personagens incríveis!

Lara Croft
Lara Croft
Foto: Divulgação / Square Enix

1 - Lara Croft
Não tem como fazermos uma lista e deixar Lara Croft, da série de games (e filmes) Tomb Raider. Famosa inicialmente por colocar uma protagonista mulher, com poucas roupas, no meio de uma caça por tesouros em cenários incríveis, ela evoluiu conforme os anos e hoje nos mostra que, além de vestir o que quiser, ela tem uma personalidade muito forte. Nos últimos lançamentos, vimos que ela está mais humana, sofrendo ao matar animais e precisando conquistar o seu território através de muita luta, passando por situações assustadoras e realmente perigosas. Além disso, o próximo filme se chama Tomb Raider: A Origem, e tentará mostrar um pouco da sua força nas telonas, com estreia em 15 de março nos cinemas do Brasil.

Chun-Li: não chame essa  mocinha pra briga...
Chun-Li: não chame essa mocinha pra briga...
Foto: Reprodução / Capcom

2 - Chun-Li
Quem vê nem imagina que a personagem tenha 50 anos. Segundo os jogos de Street Fighter, ela nasceu em 1º de março de 1968. Mesmo assim, os jogos fazem questão de pará-la no tempo, deixando-a sempre jovem e cheia de energia para gastar! Com seus chutes mega poderosos e a famosa comemoração após derrotar o oponente (cheia de pulinhos e um gritinho feliz dizendo “Eu consegui!”, em japonês). O fato de ela levar o trabalho a sério, mas manter o bom humor é o que faz com que tenha conquistado os nossos corações ― e muitas bolhas nos dedos tentando realizar os seus especiais.

Samus (Metroid)
Samus (Metroid)
Foto: Divulgação / Nintendo America

3 - Samus Aran
Uma das revelações mais legais dos videogames surgiu com Metroid, do saudoso Nintendo (NES), quando a personagem Samus retirou o seu capacete no final, revelando ser uma mulher! Isso não somente mostrou como automaticamente temos a tendência de deduzir que, por ser forte e rápida ela seria um homem, como nos fez entender a importância de mudarmos esse conceito. E não é legal pra caramba que, mesmo sem vermos o rosto dela, saibamos que é uma mulher incrível dentro daquela roupa pesadona, matando criaturas horrorosas com arma superpoderosas?

Princesa Peach, a queridona do Mario
Princesa Peach, a queridona do Mario
Foto: Divulgação / Nintendo America

4 - Princesa Peach
Quando Super Mario foi criado, a sua narrativa se adequava ao que Hollywood trazia para o mercado: o homem precisando salvar a mulher de um inimigo poderoso. Esse era o papel de Peach, que aguardava pelo seu herói encanador, que viria ao seu resgate. Contudo, já estava mais do que na hora de ela parar de esperar e botar a mão na massa, não é mesmo? Hoje encontramos Peach disputando partidas de tênis, pilotando karts e até mesmo salvando os seus amigos que estão nas mãos de inimigos poderosos. Essa sim é uma princesa de respeito!

Yuna, de Final Fantasy
Yuna, de Final Fantasy
Foto: Divulgação / Square Enix

5 - Yuna
Em Final Fantasy X, Yuna é uma personagem que aparece de maneira tímida, sem demonstrar todo o potencial que tem. Conforme o jogo progride, ela mostra a verdadeira personagem: extremamente forte e capaz de se sacrificar para salvar toda a população. Enquanto muitos diriam que o personagem principal é Tidus, ele acaba se revelando coadjuvante, deixando tudo nas mãos de uma mulher que consegue convocar monstros poderosos e magias capazes de destruir cidades inteiras. E quem diria: além disso tudo, ela ainda canta, dança e tem um arsenal de roupas (que se transformam em armas de combates) incrível!

Lightning e Serah, também de Final Fantasy
Lightning e Serah, também de Final Fantasy
Foto: Divulgação / Square Enix

6 - Lightning e Serah
Por fazerem parte da mesma franquia, e serem ambas personagens principais de Final fantasy XIII (e XIII-2), as irmãs Lightning e Serah merecem fazer parte desta lista. Fortes, determinadas e nunca deixando que os homens tomem a dianteira por elas, são capazes de se sacrificar por um bem maior. As duas tem personalidades muito diferentes: Lightning é séria e organizada, enquanto Serah é brincalhona e infantil. Mas isso não importa! Sem precisar seguir ninguém, elas agem conforme acham certo e, com isso, conseguem salvar toda a população das garras de organizações realmente perversas.

Faith, de Mirror's Edge
Faith, de Mirror's Edge
Foto: Divulgação / EA Dice

7 - Faith
Em Mirror’s Edge, conhecemos um grupo de pessoas que anda por cima da cidade fazendo manobras de parkour, roubando objetos em troca de dinheiro. Faith é uma mulher que consegue fazer coisas incríveis com o seu corpo: pular de alturas incríveis, nocautear inimigos no corpo a corpo, se pendurar em objetos pequenos e ainda completar a sua missão. E, por trás de tudo isso, ainda conhecemos uma personagem sensível e com uma história densa e cheia de tristezas. E, mesmo assim, nada consegue pará-la de seus objetivos.

Ellie (The Last of Us)
Ellie (The Last of Us)
Foto: Divulgação / Sony (SCE)

8 - Ellie
Pode parecer só uma menina pequena e frágil, mas Ellie, de The Last of Us, consegue fazer coisa que a maior parte das pessoas jamais conseguiria. Além de ter um fardo muito grande, carregando a chave para salvar toda a população em seu sangue (e se dispondo a morrer para isso), ela ainda é ágil o suficiente para matar zumbis e proteger aqueles que ama. Com uma personalidade forte, ela também passa por situações de descobrimento, se envolvendo com uma amiga no meio de todo o caos no planeta, e lidando com isso sem se preocupar. Logo deveremos ver um pouco mais da sua história quando a continuação do jogo chegar às lojas.

Aloy (Horizon Zero Dawn)
Aloy (Horizon Zero Dawn)
Foto: Divulgação / Sony (SCE)

9 - Aloy
Em uma realidade diferente, em que os animais são robôs, e dominam o planeta, encontra-se Aloy: uma guerreira que busca entender o seu passado enquanto derrota as criaturas mais perigosas da região. Lutando contra homens e mulheres de todos os tamanhos, nada consegue pará-la de alcançar o seu objetivo, e isso inclui manusear e criar armas e armaduras de todos os tipos. Sua presença é tão marcante que, com apenas um jogo exclusivo para o PlayStation 4, Horizon Zero Dawn, já conquistou os jogadores do mundo todo.

Max e Chloe,  de Life is Strange
Max e Chloe, de Life is Strange
Foto: Divulgação / Square Enix

10 - Max e Chloe
Sabemos que, de novo, estamos colocando duas personagens juntas na lista. Mas não há como falar de Life is Strange sem citar Max e Chloe, já que ambas são tão diferentes e funcionam tão bem juntas. Enquanto Max é o lado inocente, infantil e curioso, Chloe é a parte rebelde e corajosa que lhe faltava. Juntas, nada consegue pará-las, nem mesmo quando estão fazendo algo que não deviam. Em um jogo que mostra justamente as consequências que cada ação pode trazer, as duas adolescentes conseguem trazer à tona os sentimentos mais comuns que todos nós já passamos, lidando com questões importantes em tempos atuais como o bullying, a depressão, o consumo de drogas e o machismo do dia a dia.

É impossível que coloquemos todas as personagens que tanto amamos em uma lista tão pequena ― o que é ótimo! Cada vez mais encontramos personalidades femininas que nos conquistam de uma maneira única, deixando de lado a necessidade de serem apenas coadjuvantes ou de dependerem de algum homem para sobreviver. Deixe então, nos comentários, aquela que te marcou e nos conte um pouco da sua história: ela poderá motivar outros jogadores a conhecerem um pouco mais sobre elas. E confira em nosso Canal Geek no YouTube (aproveite e assine lá!) alguns vídeos com destaque para as mulheres da cultura geek.

Fique de olho: todos os dias desta semana tem um especial sobre as mulheres!

 

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade