Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

França: 'O Agente Secreto' recebe prêmio de Melhor Coprodução Internacional no Festival Lumières

O filme brasileiro "O Agente Secreto" conquistou neste fim de semana o prêmio de Melhor Coprodução Internacional no Festival Lumières, uma das principais premiações do cinema francês depois de Cannes. A atriz Maria Fernanda Cândido representou a produção na cerimônia e celebrou a relação histórica entre Brasil e França.

19 jan 2026 - 15h34
Compartilhar
Exibir comentários

A 31ª cerimônia dos Lumières, organizada pela Académie des Lumières, foi realizada em 18 de janeiro de 2026, no Instituto do Mundo Árabe, em Paris. Frequentemente comparado ao "Globo de Ouro francês", o evento reuniu a imprensa internacional de 38 países.

O prêmio de Melhor Filme ficou com o francês "L'Étranger", de François Ozon, inspirado no protagonista do primeiro romance de Albert Camus. O ator Benjamin Voisin foi laureado como Melhor Ator, enquanto Léa Drucker recebeu o prêmio de Melhor Atriz por sua atuação em "Dossier 137", filme policial dirigido por Dominik Moll.

Já "O Agente Secreto" foi o vencedor na categoria de Melhor Coprodução Internacional. O longa conta com participação francesa, holandesa e alemã.

"Eu, como brasileira que mora na França há oito anos, não tenho como descrever a alegria que foi receber esse prêmio de melhor coprodução entre Brasil e França. É para mim a melhor celebração dessas duas culturas que se amam e se entendem muito bem", declarou Maria Fernanda Cândido, em entrevista à RFI.

"Quando a gente joga luz numa outra cultura, a gente acaba aprendendo muito sobre nós mesmos. Então, esse tipo de troca é muito importante. E que venham mais e mais coproduções entre França e Brasil!", completou a atriz.

Ao receber o prêmio, ela também saudou o diretor Kleber Mendonça Filho por ter "escolhido a inteligência do público".

A produção é liderada pela CinemaScópio Produções, empresa brasileira comandada por Mendonça Filho e pela produtora Emilie Lesclaux, em associação com as francesas MK2 Films e Arte France Cinéma, a holandesa Lemming Film e a alemã One Two Films. O modelo de parceria possibilitou o acesso a fundos públicos e privados de diferentes países, além de garantir estrutura técnica e logística compatível com o circuito internacional de festivais e distribuição.

Produção internacional, mas essencialmente brasileira

Apesar da presença de produtoras europeias, "O Agente Secreto" é classificado como uma produção majoritariamente brasileira. O enquadramento leva em conta o comando criativo, com roteiro e direção assinados por Mendonça Filho, o idioma predominante em português, a ambientação no Brasil e a liderança da empresa nacional na condução do projeto. As porcentagens exatas de participação financeira de cada país não foram divulgadas, prática comum em coproduções desse porte. França, Holanda e Alemanha participam como coprodutores minoritários, com aportes financeiros, atuação em etapas de pós-produção, profissionais técnicos e apoio à inserção do longa em mercados estrangeiros.

Desde a estreia internacional, "O Agente Secreto" vem acumulando reconhecimento no exterior. O filme conquistou dois prêmios no Festival de Cannes, em maio de 2025 — Melhor Direção e Melhor Ator, para Wagner Moura. O longa também venceu o Globo de Ouro, em Los Angeles, nas categorias Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator de Drama, novamente para Wagner Moura, e tem chances de ser indicado ao Oscar representando o Brasil.

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade