Festival de Cinema de Berlim apresentará anime e sagas familiares em programação diversificada
Vinte e dois filmes, desde uma reflexão sobre o envelhecimento estrelada por Juliette Binoche até um anime japonês e um drama histórico com a atriz indie alemã Sandra Hueller, estão entre os diversos concorrentes ao prêmio principal do Festival de Cinema de Berlim no próximo mês.
A 76ª edição do Festival de Berlim, que no ano passado recebeu mais de 450.000 espectadores, será realizada de 12 a 22 de fevereiro deste ano.
A seção de competição apresenta produções de 28 países, incluindo o longa-metragem de anime de estreia de Yoshitoshi Shinomiya, "A New Dawn", bem como um documentário norte-americano de Anna Fitch e Banker White sobre amizade feminina chamado "YO Love is a Rebellious Bird".
As histórias de família estão particularmente bem representadas, com Rupert Grint, famoso por Harry Potter, no conto de fadas sombrio "Nightborn", enquanto "Josephine" é um thriller psicológico com Channing Tatum, sobre uma família cujo senso de segurança foi destruído. O filme "At the Sea", estrelado por Amy Adams, é sobre uma mulher que volta para casa após a reabilitação.
A atriz francesa Binoche estrelará "Queen at Sea", enquanto Hueller, que estrelou os filmes vencedores do Oscar "Anatomia de uma Queda" e "Zona de Interesse", protagonizará o drama em preto e branco "Rose", ambientado no final da Guerra dos Trinta Anos.
A novidade deste ano é um programa voltado para jovens de 18 a 25 anos, com ingressos que custam apenas 6 euros (US$7,04).
"Estamos em uma batalha por essa forma de arte que amamos tanto", disse a diretora do festival, Tricia Tuttle, em uma coletiva de imprensa na terça-feira. "É uma batalha para garantir que a cultura do cinema possa manter sua amplitude."