Vitrine Filmes celebra 15 anos com expansão internacional e aposta no cinema brasileiro
Sócias, Silvia Cruz e Letícia Friedrich relembram os marcos da distribuidora e falam sobre a relação com Kleber Mendonça Filho
Fundada com o desejo de transformar o acesso ao cinema brasileiro atual, a Vitrine Filmes completa 15 anos em um dos momentos mais fortes da sua história junto com um novo escritório na Espanha. À frente da empresa, Silvia Cruz e Letícia Friedrich falaram sobre essa trajetória que agora se consolida com uma atuação internacional e majoritariamente feminina.
Com presença em festivais como Berlim e Cannes em 2025, a Vitrine celebra conquistas como o Urso de Prata com O Último Azul, de Gabriel Mascaro, e os prêmios de Melhor Ator e Melhor Diretor para O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, no Festival de Cannes. Mas o que vem por trás desses êxitos? Como construir uma distribuidora com identidade, relevância e visão de futuro?
Distribuidora começou como um projeto coletivo
"A Vitrine Filmes começa com o projeto Sessão Vitrine, e a ideia de uma distribuição coletiva de filmes junto a novos realizadores e um novo cinema brasileiro", relembra Silvia Cruz. "É uma empresa que surge da tentativa de fazer algo diferente, de propor algo novo que o mercado estava demandando".
Para Letícia Friedrich, esse começo representou um marco no setor: "A proposta era levar para as salas de exibição um cinema que só era visto em festivais. Uma diversidade de olhares e gêneros do Brasil inteiro passou a…