"Tudo conectado de uma maneira muito doida": Em O Agente Secreto, Kleber Mendonça Filho faz referência a obra-prima de Steven Spielberg
Dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, O Agente Secreto é o representante oficial do Brasil na corrida pelo Oscar 2026. O filme estreia nos cinemas nacionais no dia 6 de novembro.
Assim como em toda sua filmografia, Kleber Mendonça Filho resgatou diversas referências de sua vida em Pernambuco em O Agente Secreto. Além da carga afetiva e de especificidade agregadas à trama dessa maneira, o diretor também faz alusão a clássicos de Hollywood.
Ao longo da turnê de divulgação do longa, a equipe vem carregando consigo a "Perna Cabeluda" que aparece logo no começo do filme. O membro é encontrado dentro das entranhas de um tubarão morto na orla recifense — algo que constrói uma ponte direta com Tubarão, de Steven Spielberg.
Durante a coletiva de imprensa que aconteceu em São Paulo na última semana, Kleber falou sobre o quebra-cabeças de coincidências que resultou na referência ao thriller de 1975, lançado apenas dois anos antes dos acontecimentos de O Agente Secreto :
"O Agente Secreto tem uma situação muito clara com o Tubarão, do Steven Spielberg, que é um monumento popular da cultura dos anos 70. É um belíssimo filme que sobrevive até hoje e está de volta aos cinemas agora. E eu venho de uma cidade que tem um problema real com tubarões, então juntando as duas coisas dá para explicar por que o Tubarão faz parte desse filme", explicou Mendonça Filho.
Tubarão, O Agente Secreto e peça de teatro de Wagner Moura andam de mãos dadas
Ao dar continuidade à fala sobre referências e coi…