Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trueba: o cinema é a melhor maneira de vender um país

9 out 2012 - 00h04
(atualizado às 00h04)
Compartilhar
Exibir comentários

O diretor de cinema espanhol Fernando Trueba disse nesta segunda-feira no Rio de Janeiro que "não há melhor maneira de vender um país que através do cinema" e criticou os políticos que não são capazes de enxergar essa realidade.

Trueba deu essas declarações no Instituto Cervantes, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, onde foi o convidado de honra da inauguração da exposição "Cinema espanhol - Uma crônica visual", que percorre 110 anos de história da cinematografia da Espanha através de cartazes e imagens representativas de seus filmes.

"Se os políticos não fossem tão imbecis como gostam de ser, observariam quão importante é que um país seja retratado" nos filmes, disse o diretor espanhol, vencedor do Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira com "Belle Époque" em 1993.

"Através do cinema se vende tudo: comida, maneira de viver, paisagens, turismo, música", ressaltou.

Durante a cerimônia, Trueba falou sobre um de seus próximos projetos, um documentário sobre o cinema ibero-americano.

Segundo o diretor, "é uma espécie de tragédia" que os estudantes não conheçam a cinematografia ibero-americana da mesma forma que a literatura de ambos os lados do Oceano Atlântico.

Assim, com esse filme poderia ser "criada uma ferramenta de estudo útil nos colégios: que as crianças saibam que há filmes que não podem ser ignorados, como você não pode ignorar 'Cem Anos de Solidão' ou quem é sóror Juana Inés de la Cruz", explicou.

Trueba lamentou que "na Espanha não se conheça, por exemplo, o cinema que é produzido na Colômbia, que na Colômbia não se conheça o do Chile, e assim sucessivamente".

O diretor está no Rio de Janeiro para apresentar seu último filme, "O artista e a modelo", no Festival do Rio.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade