'Tropa de Elite 2' é eleito uma das 100 melhores continuações do cinema
Filme de José Padilha estrelado por Wagner Moura aparece na 66ª posição de ranking feito pelo site IndieWire
Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro (2010), dirigido por José Padilha e estrelado por Wagner Moura (O Agente Secreto), foi eleito uma das 100 melhores continuações da história do cinema em um levantamento do site americano IndieWire. O filme brasileiro ocupa a 66ª posição da lista, que reúne sequências de diferentes gêneros e épocas.
Lançado três anos depois do primeiro Tropa de Elite, o longa retoma a trajetória do Capitão Nascimento, personagem interpretado por Wagner Moura. Na continuação, o protagonista deixa de atuar diretamente nas operações do BOPE e passa a ocupar uma posição de maior influência dentro da estrutura de segurança pública do Rio de Janeiro.
A trama amplia o foco do primeiro filme e aborda as relações entre violência, política e corrupção. Após uma operação no sistema prisional, Nascimento é afastado de suas funções e acaba sendo nomeado subsecretário de Inteligência. A partir daí, ele se envolve em uma disputa cada vez mais complexa que coloca grupos políticos e milícias no centro da história.
O reconhecimento do IndieWire coloca a produção brasileira ao lado de algumas das sequências mais celebradas da história do cinema. A seleção inclui títulos como O Poderoso Chefão: Parte II (1974), de Francis Ford Coppola, O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991), Star Wars: Episódio V — O Império Contra-Ataca (1980), Aliens: O Resgate (1986), Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004) e Mad Max: Estrada da Fúria (2015).
A liderança do ranking, porém, ficou com uma escolha menos óbvia: Magic Mike XXL (2015), dirigido por Gregory Jacobs. O longa protagonizado por Channing Tatum aparece à frente de O Poderoso Chefão: Parte II, que ficou na segunda colocação.
O terceiro lugar foi ocupado por 2046 (2004), de Wong Kar-wai. Na sequência aparecem O Mundo de Apu (1959), Despertar dos Mortos (1978), Através das Oliveiras (1994), Mad Max: Estrada da Fúria, O Peso do Silêncio (2014), As Aventuras de Paddington 2 (2017) e Aliens: O Resgate.
Fonte: IndieWire
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.