'Wandinha', 'Dahmer' e mais: lembre séries que foram sucesso em 2022
'A Casa do Dragão' e 'Heartstopper' também integram a lista de produções que conquistaram o público neste ano.
Intrigas políticas, alta fantasia, romance e serial killers. Esses foram só alguns dos temas abordados nas séries que estrearam em 2022 e conquistaram o público.
Com a retomada das filmagens e reuniões presenciais, este ano entregou diversas produções que eram aguardadas há muito tempo e foram sucesso na televisão e no streaming.
Se você é um aficionado por séries e ainda quer maratonar algumas antes do ano acabar, relembre as principais estreias de 2022:
'A Casa do Dragão' - HBO Max
'A Casa do Dragão', ou 'House of the Dragon' no original, era uma das séries mais esperadas pelo público desde a conclusão de 'Game of Thrones' em 2019.
Com episódios exibidos semanalmente entre agosto e outubro na HBO e lançados simultaneamente na na HBO Max, a série conquistou a maior estreia da história da plataforma de streaming na América Latina.
A trama se passa cerca de 200 anos antes dos eventos de 'Game of Thrones' e conta a história da casa Targaryen. O elenco conta com nomes como Milly Alcock, Matt Smith e Emma D'Arcy.
Com o sucesso da série, a segunda temporada já foi confirmada. As gravações terão início em 2023, mas a nova leva de episódios deve chegar só em 2024.
'Heartstopper' - Netflix
'Heartstopper' chegou em abril à Netflix e aqueceu o coração de muitos telespectadores. Na trama, Kit Connor e Joe Locke vivem dois garotos do ensino médio que se apaixonam e precisam lidar com aceitação e expectativas da família e dos amigos.
Baseada nos quadrinhos da autora britânica Alice Oseman, a série figurou no Top 10 Global de língua não inglesa da Netflix por três semanas e recebeu 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, site agregador de críticas.
Algumas semanas depois do lançamento, a produção foi renovada não só para a segunda, mas também para a terceira temporada. As gravações do próximo ano já foram encerradas e os episódios devem chegar à Netflix já em 2023.
'O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder' - Prime Video
Prequela de 'O Senhor dos Anéis', o seriado 'Os Anéis de Poder' se tornou o maior lançamento da história do Prime Video, serviço de streaming da Amazon.
A trama se baseia em diversos trechos de obras publicadas por J.R.R. Tolkien ao longo dos anos e conta as lendas heroicas da 'Segunda Era da Terra-média', período que se passa milhares de anos antes dos filmes dirigidos por Peter Jackson.
A produção estreou no dia 1º de setembro e os episódios foram lançados semanalmente no streaming. Os fãs podem ficar animados, pois a plataforma confirmou que planeja lançar cinco temporadas da série.
'Uma Advogada Extraordinária' - Netflix
Depois de 'Round 6', o grande sucesso de 2021, a Netflix conseguiu emplacar mais uma série coreana: 'Uma Advogada Extraordinária', lançada em junho.
A história acompanha uma jovem advogada no espectro autista que é contratada para um novo emprego. Apesar de ter uma mente brilhante, ela tem dificuldade nas interações sociais.
A produção alcançou o Top 10 em 57 países, além de ter passado 21 semanas no ranking de séries em língua não inglesa, nove delas como a mais assistida.
'Sandman' - Netflix
Uma das estreias mais esperadas da Netflix e, talvez, dos seriados como um todo, 'Sandman' chegou ao serviço de streaming em agosto e foi, por três semanas, a série mais vista da plataforma.
Em seguida, passou mais quatro semanas no Top 10 e continuou fazendo barulho nas redes sociais, até que a segunda temporada fosse confirmada em novembro.
A trama é adaptada da famosa série em quadrinhos de Neil Gaiman e conta com Tom Sturridge no papel de Lord Morpheus/Sonho, além de Gwendoline Christie como Lúcifer e Jenna Coleman como Johanna.
'Obi-Wan Kenobi' - Disney +
2022 também rendeu mais produções derivadas de 'Star Wars' e 'Obi-Wan Kenobi' foi uma delas. A série sobre o personagem da segunda trilogia da franquia chegou ao Disney+ em maio.
A trama começa dez anos depois dos eventos dramáticos de 'Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith', quando o aprendiz de Obi-Wan, Anakin Skywalker, passa para o lado sombrio da Força e se torna Darth Vader.
Ewan McGregor e Hayden Christensen retornaram para os papéis que exerceram no início dos anos 2000. A série foi a mais vista do Disney+ por cinco semanas em 2022, segundo o site Flix Patrol, que compila dados sobre plataformas de streaming.
'Inventando Anna' - Netflix
A minissérie 'Inventando Anna' foi o primeiro grande sucesso da Netflix em 2022. A produção estreou em fevereiro e passou dez semanas no Top 10 Global da plataforma, incluindo três semanas na primeira colocação.
A trama é inspirada no artigo 'Como Anna Delvey Enganou os Socialites de Nova York', publicado na New Yorker Magazine, sobre a história real de Anna Delvey, uma golpista que enganou a elite da maior cidade dos Estados Unidos.
O elenco conta com grandes nomes, como Julia Garner, Anna Chlumsky, Laverne Cox e foi criada por Shonda Rhimes, responsável por sucessos como 'Grey's Anatomy' e 'Bridgerton'.
'Cavaleiro da Lua' - Disney +
Depois de grandes estreias da Marvel no streaming em 2021, este ano prometia novas grandes produções. 'Cavaleiro da Lua' foi uma das que agradaram os fãs do estúdio.
A trama segue Grant, um homem a princípio comum, que descobre ter uma "Desordem Dissociativa de Identidade". Com isso, ele "compartilha" o próprio corpo com Marc Spector, que também é um deus egípcio da lua.
Protagonizada por Oscar Isaac e com Ethan Hawke e May Calamawy no elenco, a série foi a terceira produção original Disney+ mais assistida na plataforma em 2022.
'Dahmer: Um Canibal Americano' - Netflix
Uma das maiores surpresas da Netflix em 2022 foi a série 'Dahmer: Um Canibal Americano', que mostra como o serial killer Jeffrey Dahmer assassinou mais de 17 jovens rapazes entre 1978 e 1991.
A produção figurou sete semanas no Top 10 Global da Netflix e é, atualmente, a segunda maior audiência em língua inglesa da plataforma, atrás apenas de 'Stranger Things' e 'Wandinha'.
Depois do sucesso da trama, protagonizada por Evan Peters, a empresa anunciou que a franquia da série ganhará duas novas temporadas. Cada uma delas, porém, será focada em outras "figuras monstruosas que impactaram a sociedade".
Por outro lado, o seriado também foi alvo de críticas pela maneira como abordou os homicídios de Dahmer, em especial por familiares de vítimas, que disseram que a história "reabriu feridas".
'Andor' - Disney +
'Andor' tem como protagonista um personagem que apareceu pela primeira vez em 'Rogue One: Uma História de Star Wars', filme de 2016.
A história da série se passa cinco anos antes dos eventos do longa e mostra o envolvimento de Cassian Andor (Diego Luna) com a crescente rebelião contra o Império.
A produção chegou ao Disney+ em setembro com episódios lançados semanalmente. De acordo com o Flix Patrol, ela foi a segunda série original mais vista da plataforma, alcançando 68 países.
'She-Hulk' - Disney +
Mais uma dos investimentos da Marvel em 2022, 'She-Hulk' pode ter começado com o pé esquerdo ao receber críticas pela qualidade dos efeitos visuais antes mesmo do lançamento, mas depois conquistou grande parte do público.
De acordo com o Flix Patrol, a série teve a maior estreia de uma produção original do Disney+ em 2022 e foi a série mais assistida da plataforma por sete semanas.
A história segue Jennifer Walters (Tatiana Maslany), uma advogada especializada em casos de "super- humanos". Ela vive uma vida tranquila até sofrer um acidente, receber sangue do seu primo, Bruce Banner (Mark Ruffulo), e herdar os poderes do incrível Hulk.
'Wandinha' - Netflix
É impossível deixar 'Wandinha' de fora desta lista, já que, mesmo estreando em novembro, ela foi a segunda série mais assistida do ano na Netflix, atrás apenas da quarta temporada de 'Stranger Things'.
Desde seu lançamento, a produção sobre a primogênita da Família Addams já passou quatro semanas no topo do Top 10 Global da Netflix, além de ter alcançado a lista em 93 países.
Dirigida por Tim Burton e estrelada por Jenna Ortega, a trama acompanha a trajetória de Wandinha ao ingressar na Escola Nunca Mais, onde seus pais estudaram, e enquanto ela tenta desvendar os misteriosos assassinatos acontecendo no lugar.
*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais