Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Ed Gein': ator responde a críticas e questiona quem é o verdadeiro 'monstro' da história

'Ed Gein é o monstro da série, ou é Hitchcock?', perguntou Charlie Hunnam

7 out 2025 - 23h06
Compartilhar
Exibir comentários

Assim como aconteceu com as temporadas anteriores da antologia, Monstro: A História de Ed Gein é sucesso na Netflix, mas não está imune a críticas. Membros do público e da mídia especializada têm discutido o viés supostamente sensacionalista da série, algo que não passou batido por seus realizadores. Intérprete do serial killer titular, Charlie Hunnam defendeu as escolhas criativas da produção e ainda questionou se os verdadeiros "monstros" na história do assassino não seriam aqueles que usaram sua história para alcançar o sucesso.

"[O monstro] é Ed Gein, que foi abusado e deixado no isolamento sofrendo de uma doença mental não-diagnosticada que se manifestou de formas muito horrendas? Ou os monstros seriam a legião de cineastas que se inspiraram em sua vida e a sensacionalizaram para criar entretenimento e deixar a psique estadunidense mais sombria no processo?", indagou o ator em entrevista à revista The Hollywood Reporter.

"O Ed Gein é o monstro da série, ou séria o [Alfred] Hitchcock [que se inspirou no serial killer para fazer Psicose] o monstro?", seguiu Hunnam. "Ou somos nós os monstros por estarmos assistindo?"

Hunnam ainda justificou as escolhas criativas por trás de Monstro: A História de Ed Gein, afirmando que tudo o que foi colocado em cena foi com o objetivo de tornar a trama da série mais verdadeira. "Nunca senti que estávamos sensacionalizando algo. Nunca senti no set que o que fizemos foi gratuito ou para chocar, sempre foi uma forma de tentar contar esta história da forma mais honesta possível."

Cocriador de Monstro ao lado de Ryan Murphy, Ian Brennan concordou com o ator, dizendo que a produção nunca tentou explorar o horror e o choque dos crimes reais, mas "contar toda a história, incluindo as partes que são difíceis de assistir". "Não acho que essa temporada seja sensacionalista. Acho que é sensacionalmente boa, mas é um mergulho profundo em um momento muito estranho e importante do século 20."

Ator protagonista de 'Monstro: A História de Ed Gein', Charlie Hunnam questionou quem é o verdadeiro monstro da série
Ator protagonista de 'Monstro: A História de Ed Gein', Charlie Hunnam questionou quem é o verdadeiro monstro da série
Foto: Netflix/Divulgação / Estadão

"Acontece que esse homem muito solitário, estranho e doente no meio do nada de Wisconsin teve uma pegada cultural que mudou a cultura pop", seguiu o produtor. "Ed, em seu cerne, é uma história de doença mental."

Brennan ainda admite que uma determinada cena de Monstro: A História de Ed Gein, em que o personagem quebra a chamada "quarta parede" para falar com o espectador, foi criada com o propósito de questionar a violência que a própria série mostra. "Acho que queríamos realmente levantar a pergunta 'isso é algo que as pessoas deveriam estar assistindo?'"

Disponível na Netflix desde 3 de outubro, Monstro: A História de Ed Gein está atualmente em primeiro lugar no ranking de séries mais vistas da plataforma. As duas temporadas anteriores, que recontam os casos dos Irmãos Menendez e de Jeffrey Dahmer, também estão no streaming.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade