'Dona Beja' é baseada em uma história real; conheça a mulher que inspirou a personagem
Novela da HBO Max se passa no Brasil Imperial e não é primeira adaptação audiovisual da vida da protagonista
Dona Beja é a nova aposta da HBO Max, novela que traz a história, baseada em fatos reais, da protagonista Ana Jacinta de São José (Grazi Massafera). Apesar de adaptação chegar ao streaming em 2026, a vida da personagem já foi contada anteriormente há quase quatro décadas. Em 1986 a Rede Manchete transmitiu a obra, em TV aberta, pela primeira vez.
A trama remonta tempos antigos e volta ao Brasil Imperial, em 1815, mais precisamente em Araxá (MG). Dona Beja, órfã e criada pelos avós, passa por uma série de traumas até se tornar a mulher empoderada que é - e que também causou choque na sociedade. Após acontecimentos em sua vida, a mulher funda um bordel e causa escândalo a partir do domínio de sua narrativa, mesmo que julgada e condenada perante os olhos dos demais.
Baseado em livros
Há duas obras distintas que narram a história de Dona Beja, utilizadas para dar vida à adaptação para o audiovisual. A primeira delas, Dona Beja: A Feiticeira de Araxá, foi lançada em 1957 por Thomas Othon Leonardos, enquanto A Vida em Flor de Dona Beja, de Agripa Vasconcelos, é de 1966.
Origem do apelido
Além de sua independência adquirida anos depois, Ana Jacinta também esbanjava beleza e chamava atenção por isso. Justamente por essa qualidade, ganhou o apelido, dado por seu avô. A fim de ressaltar suas qualidades físicas, 'Beja' fazia referência à 'flor do beijo' e sua formosura e, assim, foi selada sua identidade.
Quem foi Dona Beja
Natural do espaço que hoje é conhecido como Minas Gerais, Beja nasceu em 1800. Após a morte da mãe, a jovem foi criada pelos avós, já que nunca chegou a conhecer seu pai. A vida da menina passou por completa mudança após seu sequestro a mando do ouvidor do rei, apaixonado pela mesma, que obrigou-a a ser sua amante. Como se o crime em si já não fosse bastante traumático, seu avô morreu e, ao retornar para casa, não encontrou nenhum tipo de conforto naquela vida. Passou por julgamentos e questionamentos sobre seu caráter após os traumas que lhe foram causados.
Bordel e escândalos
É então que Beja decide criar o Chácara do Jatobá e passa a viver na prostituição. Tudo era feito às claras e perante os olhos da sociedade e, no final, a mulher foi capaz de utilizar-se de opiniões contrárias a seu próprio favor. Foi com o seu trabalho que conquistou independência financeira, desafiando as regras e costumes impostos às mulheres da época.