Ator de 'Ed Gein' explica como encontrou voz do personagem e detalha pesquisa: 'Grotesco'
Charlie Hunnam desenvolveu voz aguda de Ed Gein como manifestação do desejo do personagem de agradar a mãe; assassino é tema de nova série de Ryan Murphy
Entre os muitos aspectos assustadores ou que causam incômodo na série Monstro: A História de Ed Gein, o tom de voz do personagem interpretado por Charlie Hunnam definitivamente está entre as características que mais chamam a atenção. Trata-se de uma voz suave, baixa, possivelmente o oposto do que muitos esperariam para um assassino conhecido como "O Açougueiro de Plainfield".
"Fiquei feliz por ter um longo período de preparação", admite Hunnam, em entrevista coletiva com a participação do Estadão. "Comecei lendo todos os livros que já foram escritos sobre Ed, mas considerei todos insatisfatórios. Todos eram uma espécie de celebração do grotesco, focando no que Ed fez, em vez de explorarem a condição humana e o que o motivou a cometer esses atos terríveis. Ajudou muito ter acesso ao seu histórico médico."
Segundo o ator, conhecido por Sons of Anarchy, chegar até a voz ideal foi o mais difícil de todo o processo de pesquisa e composição de personagem, e ele só teve acesso a registros da voz verdadeira de Ed mais tarde.
"Ryan [Murphy], eu e todo o time criativo tínhamos uma ideia de que precisava ser singular e específica, mas não havia um ponto de referência. Consegui acesso a algumas fitas bem tarde no processo de preparação, e muitas decisões precisaram ser tomadas antes de eu conseguir ouvir", lamenta.
Por isso, Hunnam optou por tentar entender o entorno de Ed para compreender o que deveria levar para o personagem. O ponto mais importante, segundo ele, era a relação com a mãe, Augusta (Laurie Metcalf) e como ele tentaria buscar sua aprovação.
"Ela foi a única pessoa com quem ele teve uma relação profunda, e mesmo assim ela era muito rígida com ele. Comecei a pensar em como ele manifestaria essa necessidade de aprovação por meio de seu comportamento, e que a voz não seria natural, mas uma afetação e uma tentativa de ser o que a mãe desejava que ele fosse", explica o ator, mencionando que, segundo os registros, Augusta sentia uma decepção por Ed ter nascido homem, e não a menina que ela desejava.
Hunnam conta que chegou ao tom exato de voz após muitas tentativas e um trabalho coletivo com Murphy e o diretor Max Winkler, e que tamanho esforço veio porque ele tinha ciência do tamanho do desafio que a série impunha.
"Parecia ser um presente incrível num momento da minha carreira em que eu precisava desesperadamente me sentir melhor sobre a qualidade do trabalho que eu estava fazendo", admite. "Senti que eu precisava ter cuidado com o que desejava, porque então recebi um desafio quase impossível de me transformar nesse cara. Assim que tive esse presente em mãos, fiz tudo o que estava ao meu alcance para trazê-lo à vida."
Todos os episódios de Monstro: A História de Ed Gein estão disponíveis para streaming na Netflix.