Sabia que existe uma inspiração real por trás de It - A Coisa? Foi assim que Stephen King criou o palhaço Pennywise
De onde o famoso escritor tirou a ideia para seu It? Analisamos as origens de um clássico do terror.
Dentre o grande número de livros que Stephen King escreveu (e ainda não parou de escrever), poucos têm o poder icônico de It - A Coisa. Em particular, seu impacto na cultura popular explodiu quando o palhaço Pennywise foi interpretado por Tim Curry na minissérie de televisão de 1990. Essa nova figura do bicho-papão tem assombrado os pesadelos de crianças e adultos até o lançamento da versão mais recente do mito.
O livro foi publicado pela primeira vez em 1986 e suas mais de 1.500 páginas são um compêndio das obsessões do autor. Mas de onde veio o germe que deu início à criação de um texto tão faraônico? Essa não é uma resposta que possa ser dada em duas linhas.
Para encontrar os elementos que deram forma à ideia principal, é necessário fazer um quadrante de fatores que se juntaram e se chocaram em uma matriz de ideias e paixões, experiências e desejos para colocá-los no papel.
A faísca
A inspiração, o início de tudo, surgiu em uma ponte. A ideia do livro estava em sua cabeça há quase dez anos antes de ser publicado, em 1978. Naquela época, King e sua família moravam em Boulder, Colorado. De acordo com o próprio King em seu site oficial stephenking.com:
"Um dia, ao voltar do almoço em uma pizzaria empório, nosso novíssimo AMC Matador perdeu a transmissão, literalmente. A maldita coisa caiu na Pearl Street com o constrangimento que se seguiu, pois ficamos parados no meio de uma rua do centro da cidade, sorrindo idiotamente enquanto as pessoas olhavam o que havia de er…