PUBLICIDADE

Polêmico: Um tribunal proibiu este filme por suas "cenas de grande violência e sexo não simulado"

Uma obra de Lars von Trier ficou marcada por controvérsias dentro e fora das telas.

29 nov 2023 - 18h25
Compartilhar
Exibir comentários

Lançado em 2009 sob a direção do famoso cineasta dinamarquês, Lars von Trier, Anticristo foi desde o seu planejamento um daqueles filmes destinados a gerar polêmica. A produção foi escrita enquanto o cineasta estava internado sofrendo de graves episódios de ansiedade e depressão, e aborda uma violenta história sexual protagonizada por um casal de luto.

Foto: Zentropa Entertainments / Adoro Cinema

Na trama, devastados com a morte do único filho, um homem e uma mulher mudam-se para uma casa no meio da floresta para superar o episódio. Contudo, os questionamentos do marido, psicanalista, sobre a dor do luto e o desespero de sua esposa desencadeiam uma espiral de acontecimentos misteriosos e assustadores - e as consequências dessa investigação psicológica são as piores possíveis.

Foto: Adoro Cinema

Sob essa premissa, evidentemente, Antichrist (no original) não passou despercebido. Apresentado pela primeira vez no prestigiado Festival de Cinema de Cannes, a produção chocou os presentes, sendo alvo de críticas polarizadas. Se por um lado houve aqueles que elogiaram o aspecto artístico da película, outros a chamaram de "grotesca", considerando-a uma espécie de "tortura visual".

Apesar da polêmica, Anticristo foi indicado à Palma de Ouro, e sua protagonista, Charlotte Gainsbourg, ganhou o prêmio de Melhor Atriz do festival. Da mesma forma, também arrebatou o Bodil Awards, um importante concurso do cinema dina…

Leia o artigo em AdoroCinema

Este filme é uma joia do cinema de guerra e foi proibido na Espanha por 30 anos

Parra ver hoje à noite: Um dos filmes de guerra mais angustiantes de todos os tempos foi proibido por 29 anos e 6 países tiveram medo de exibi-lo

"Fui censurada por falar da liberdade da mulher": Este filme brasileiro vai ganhar uma nova vida após 50 anos, depois de ter sido proibido na ditadura militar

Você sabia que As Branquelas tem uma versão proibida para menores de 18 anos?

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade
Publicidade