Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pink Floyd: show histórico de 1972 é restaurado e chega aos cinemas em abril

'Pink Floyd at Pompeii - MCMLXXII' foi realizado por Adrian Maben e agora é apresentado em 4K

28 fev 2025 - 18h08
(atualizado em 28/2/2025 às 11h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Pink Floyd: show histórico de 1972 é restaurado e chega aos cinemas em abril
Pink Floyd: show histórico de 1972 é restaurado e chega aos cinemas em abril
Foto: The Music Journal

Pink Floyd at Pompeii - MCMLXXII, o filme inovador de 1972 realizado por Adrian Maben, retorna aos cinemas em 2025. A Trafalgar Releasing e a Sony Music Vision vão lançar o filme concerto em cinemas selecionados e IMAX em todo o mundo a partir de 24 de abril e os ingressos estarão à venda a partir de 5 de março.

Remasterizado digitalmente em 4K a partir das imagens originais de 35 mm, com áudio melhorado e mixado por Steven Wilson, o aguardado lançamento apresentará nos cinemas a versão definitiva deste filme pioneiro.

Pink Floyd at Pompeii - MCMLXXII será acompanhado pelo álbum ao vivo, que será lançado pela Legacy Recordings - a divisão de catálogos da Sony Music em áudio digital - e, pela primeira vez, em Dolby Atmos, a partir de 2 de maio.

Apresentando um primeiro olhar sobre as deslumbrantes filmagens e sobre o áudio recém-restaurado, o videoclipe da performance de Echoes em Pompeii você pode conferir abaixo.

Pink Floyd: sobre o histórico concerto em Pompeii

Foto: Divulgação / The Music Journal

Este histórico concerto ao ar livre foi gravado anteriormente a The Dark Side Of The Moon. O filme documenta o que fazia a banda Pink Floyd antes de se tornar gigante nos rankings de vendas de álbuns em ambos os lados do Atlântico - onde a sua música continua a ser celebrada até os dias de hoje.

Gravado nas ruínas assombrosamente belas do antigo anfiteatro romano em Pompeia, na Itália, este filme único e envolvente capta o Pink Floyd em um concerto íntimo, sem público.

Filmado em outubro de 1971, o espetáculo marcou o primeiro concerto ao vivo realizado em Pompeia e inclui as vitais Echoes, A Saucerful of Secrets e One of These Days. As imagens de tirarem o fôlego do anfiteatro, captadas tanto de dia como de noite, amplificam a magia da atuação.

Para além disso, o filme inclui imagens raras dos bastidores do início do trabalho da banda em The Dark Side of the Moon, nos Abbey Road Studios. O lendário baterista Nick Mason afirmou que Pink Floyd: Live At Pompeii é um documento raro e único da banda atuando ao vivo no período anterior a The Dark Side Of The Moon.

O filme foi meticulosamente restaurado à mão, fotograma a fotograma, a partir do negativo original de 35mm - descoberto em cinco latas com rótulos duvidosos nos arquivos do Pink Floyd. Esta descoberta importante desenterrou o mesmo filme que passou pelas câmaras durante aqueles dias no meio das ruínas de Pompeia, há mais de 50 anos.

Liderada por Lana Topham, diretora de restauração do Pink Floyd, a missão da equipe era preservar a integridade e a beleza da imagem original. O filme foi digitalizado em 4K usando técnicas avançadas para garantir os detalhes mais finos e nítidos. As cores foram aprimoradas e cada quadro foi meticulosamente revisado e reparado, mantendo uma aparência natural e vívida, com ajustes mínimos de granulação.

"Desde 1994, tenho procurado as elusivas imagens do filme ´Pink Floyd At Pompeii´, portanto, a recente descoberta do negativo original de 1972, cortado em 35 mm, foi um momento muito especial. A versão recém-restaurada apresenta o primeiro corte completo de 90 minutos, combinando a edição original de 60 minutos da apresentação com os segmentos adicionais do documentário do Abbey Road Studios, filmados logo depois", disse Lana Topham, diretora de restauração do Pink Floyd.

O filme também apresenta uma qualidade de som impressionante com uma nova mixagem para cinema e televisão feita por Steven Wilson em 5.1 e Dolby Atmos que aprimora a profundidade e a clareza do filme, preservando a autenticidade e o espírito do lançamento original de 1972. O objetivo de Wilson era permanecer fiel ao som da banda naqueles dias de calor escaldante em 1971.

Wilson acrescentou: "Desde quando meu pai me fez uma lavagem cerebral quando eu era criança, tocando ´The Dark Side of the Moon´ repetidamente, o Pink Floyd tem sido minha banda favorita. Eles são meus Beatles, profundamente enraizados em meu DNA musical. Vi ´Pompeii´ pela primeira vez em uma cópia granulada em um cinema local. O filme causou uma impressão incrível em mim com o seu rock exploratório e sem amarras, feito por quatro músicos que pareciam sintetizar a noção de intelectual descolado. Foi uma honra remixar a trilha sonora para acompanhar a incrível restauração do filme, feita por Lana Topham, que parece que poderia ter sido filmado ontem".

O lançamento do álbum Pink Floyd at Pompeii - MCMLXXII verá a performance apresentada como um registro ao vivo completo pela primeira vez. A versão de 2025 remixada por Steven Wilson estará disponível em Digital Audio/Dolby Atmos a partir de 2 de maio.

Confira a performance de Echoes:

The Music Journal The Music Journal Brazil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade