PUBLICIDADE

Para assistir hoje à noite: O melhor filme do diretor de Oppenheimer - com uma reviravolta que o deixará sem palavras

Lançado em 2006, O Grande Truque precede vários filmes mais conhecidos de Nolan mas não recebe o mesmo mérito.

5 dez 2023 - 01h05
Compartilhar
Exibir comentários

Com A Origem, Christopher Nolan (Oppenheimer) não apenas dirigiu um dos filmes mais populares dos últimos 20 anos, mas também teve que suportar o rótulo de deslumbrante desde então. Isso é bastante irônico, pois O Grande Truque, de 2006, que está disponível na HBO Max, trata da arte de enganar.

Foto: Warner Bros. / Adoro Cinema

JOGANDO COM CARTAS NA MANGA...

Embora saibamos logo no início que a história de O Grande Truque está se encaminhando para uma terrível tragédia, o filme continua incrivelmente empolgante do início ao fim. Por meio da narrativa não cronológica, que salta repetidamente entre os níveis de tempo para desafiar a concentração do espectador, Christopher Nolan desenvolve um quebra-cabeça complexo e obcecado por detalhes.

O filme explora a grande arte da ilusão e o poder da ilusão - e, portanto, também analisa os mecanismos do cinema. Assim como os mágicos no palco, os cineastas também são mágicos - ou, no caso de Christopher Nolan, "misturadores" que não querem que suas cartas sejam mostradas. Em parte, porque seu sustento depende disso. O aspecto grandioso de O Grande Truque é que ele não apenas supera a mágica, mas também a examina ao mesmo tempo.

Christopher Nolan cria um filme perfeito com inteligência, permitindo que o espetáculo que é o tema do filme caia sobre si mesmo repetidas vezes. Isso é tão inteligente quanto envolvente, o que também fica evidente na grande reviravolta, que é construída de forma tão excelente que, por mais que você preste atenção às pistas, in…

Leia o artigo em AdoroCinema

Josh Hartnett vai de Christopher Nolan a M. Night Shyamalan: o novo thriller do diretor de Batem à Porta já está sendo filmado

"É emocionante": Christopher Nolan ficou impressionado com sucesso de Oppenheimer no cinema

Christopher Nolan vai dirigir 007? Diretor dá pistas sobre seu próximo filme - deve ser MUITO diferente de Oppenheimer

Christopher Nolan adora um dos melhores filmes de super-heróis porque é o anti-Vingadores perfeito

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade
Publicidade