Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'O novelo' debate o universo masculino nos tempos atuais

Exibido no 49ª Festival de Cinema de Gramado, longa acompanha cinco irmãos da infância à vida adulta

18 ago 2021 - 10h00
(atualizado às 18h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Cinco irmãos são abandonados pelo pai e, após a morte prematura da mãe, acabam sendo criados pelo irmão mais velho. Um dia, já adultos, eles recebem a notícia de que um homem em coma em uma UTI pode ser o pai que os deixou. É essa a história contada por O novelo, dirigido por Cláudia Pinheiro, filme que estreou neste domingo (15) no 49ª Festival de Cinema de Gramado.

'O novelo' conta a história de cinco homens que aprenderam a tricotar com a mãe
'O novelo' conta a história de cinco homens que aprenderam a tricotar com a mãe
Foto: Divulgação/Parakino Studio

O enredo fala do universo dos cinco protagonistas, que aprenderam com a mãe a fazer tricô para sobreviver. Na sala de espera do hospital, prestes a encontrar seu pai perdido, eles mergulham em conflitos e memórias e, através do tricô, restabelecem o vínculo fraterno que haviam perdido com o passar dos anos. 

“Acredito que é necessário ampliar o debate sobre o universo masculino e de questões comuns enfrentadas dentro de famílias, tais como preconceito, sexualidade, machismo, vícios, traição, rancor, perdão e aceitação. Escancarando as fraquezas abrimos a porta para superá-las”, afirma a diretora.

O longa-metragem é derivado da peça de mesmo nome de Nanna de Castro, também roteirista do filme. Para escrevê-lo, Nanna ouviu homens de diferentes classes sociais e idades falando sobre os desafios de ser homem nos dias de hoje. Para explorar as várias facetas do masculino, a roteirista construiu personagens diversos que incluem desde um homem gay até aquele que incorporou o troglodita, o machista.

"Eu cresci ouvindo da minha mãe que homem é tudo igual. Mas, em muitos pontos, eles são mais frágeis do que nós. Se você é homem você tem que ser forte, não pode ficar chorando. Eles são obrigados a ter uma agressividade", conta Nanna.

Elenco de 'O Novelo' com a diretora Claudia Pinheiro
Elenco de 'O Novelo' com a diretora Claudia Pinheiro
Foto: Divulgação/Parakino Studio

Ao contrário da peça, a adaptação para o cinema escalou um elenco totalmente negro para debater assuntos que dizem respeito a todos nós. "Pensamos: por que não? No roteiro nada diz sobre de onde vem essa família, nada diz sobre a raça. Partimos de um roteiro universal", explica Claudia. 

"Não tivemos que mudar nada do roteiro para o cinema. Acho que a grande mensagem é essa, de universalidade, dos nossos conflitos básicos, da nossa essência”, completa Nanna. Para ela, o cinema é uma ferramenta importante para trazer à tona assuntos que precisam ser discutidos.

"Sentimos muito fortemente o impacto do desinvestimento na cultura. Apesar disso, o cinema nacional avança e cada vez com filmes melhores, com mais representatividade. E todo filme é político de alguma forma. Temos um poder na mão de fazer as pessoas pensarem. O novelo traz camadas profundas para refletir", aponta.

 

Como assistir

A exibição dos filmes acontece de 13 a 19 de agosto, a partir das 21h30, na grade linear do Canal Brasil, e nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo – somente durante o horário da exibição na TV. Confira a programação completa em www.festivaldegramado.net.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade