O erro de cálculo da Blumhouse com O Exorcista - O Devoto: As razões para o primeiro grande fracasso de um modelo de negócios de terror infalível
A produtora de Halloween e Sobrenatural enfrenta perdas potenciais de milhões de dólares e um golpe em sua reputação.
A decepcionante recepção da crítica sugere que O Exorcista - O Devoto pode ser ofuscado pelo seu desempenho de bilheteria. Embora não seja um fracasso em termos absolutos, está sendo considerado um revés para sua produtora, a Blumhouse, especializada em reviver franquias de terror para gerar sucessos infalíveis de bilheteria. Seu produtor, Jason Blum, tem um grande olhar comercial que vem abandonando o compromisso com a qualidade para gerar números lucrativos.
O Exorcista - O Devoto fez sua estreia mundial em 6 de outubro de 2023, uma semana antes da data de lançamento previamente agendada para 13 de outubro de 2023, em uma tentativa de evitar a competição de bilheteria com o tão aguardado filme-concerto Taylor Swift: The Eras Tour.
Esse primeiro movimento foi um revés inesperado, afastando o título ainda mais da data do Halloween que suas estreias sempre buscam, e perdeu a oportunidade de brincar com o choque de conceitos que "Barbenheimer" fez. O mais importante deste possível "Swiftxorcista" é que teria dado publicidade gratuita ao filme, compensando a péssima recepção no Rotten Tomatoes, que obteve apenas 22% de críticas positivas.
Mas o primeiro grande erro de Blum foi considerar que o diretor David Gordon Green, que comandou o reboot da franquia Halloween, em 2018, estaria qualificado para modernizar O Exorcista, filme que continua gerando novos fãs 50 anos depois de sua estreia. Tanto é verdade que Green não assumirá o comando novamente em seq…
O Exorcista - O Devoto: Quais personagens antigos da franquia aparecem no filme de terror?
Deu prejuízo? O Exorcista - O Devoto pode não corresponder às expectativas financeiras do estúdio