O cinema do futuro: Como as produções trabalham a preocupação com o aquecimento global nas telas
Toyota apresenta "A sustentabilidade que te move" através de filmes e séries que fantasiam um futuro de escassez do planeta se não começarmos a mudar agora.
Há tempos as produções audiovisuais e cinematográficas usam suas narrativas para explorar uma temática de importância planetária. Um desses tópicos que segue sendo pauta no dia a dia são as mudanças climáticas e a constante necessidade de buscarmos alternativas sustentáveis para a existência humana na Terra.
Os Simpsons é uma dessas produções visionárias que brinca com futuro e tecnologia e, por isso, acaba prevendo diversos acontecimentos, como em um episódio de 1995 em que Lisa viaja para 2010 e experimenta as videoconferências que são tão comuns ao mundo conectado do século XXI.
Lisa, inclusive, é uma personagem conhecida como uma das maiores ativistas ambientais da TV. Isso porque ao longo dos anos, a filha de Homer Simpson defendeu questões importantes sobre desmatamento, descarte de resíduos, proteção aos animais e mudanças climáticas em seu discurso.
Além desse exemplo, inúmeras outras narrativas fantasiam sobre como será o mundo em um futuro com pouco ou nenhum acesso aos recursos naturais. Wall-E, por exemplo, a animação de ficção científica da Disney, nos leva a refletir sobre as limitações da vida após a extrema poluição do planeta e o acúmulo de gases tóxicos. Defender a preservação ambiental e buscar alternativas sustentáveis é uma das premissas da Toyota.
A sustentabilidade move a Toyota e é preciso começar agora!
A companhia j…
Bradley Cooper, Juliette Binoche e Jude Law lideram manifesto contra o aquecimento global