Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Oscar: 'Apocalipse nos Trópicos' é pré-indicado a Melhor Documentário; veja os semifinalistas

Filme de Petra Costa é semifinalista ao prêmio; lista completa de indicados será revelada em 22 de janeiro. Outras 11 categorias também revelaram os competidores para a próxima fase

16 dez 2025 - 16h13
(atualizado às 17h21)
Compartilhar
Exibir comentários

O documentário Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, está entre os pré-indicados ao Oscar de Melhor Documentário. Os semifinalistas da categoria (veja abaixo) foram revelados nesta terça-feira, 16, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, também avançou na disputa, em duas categorias: a de Melhor Filme Internacional e a de Melhor Escalação de Elenco, que será reconhecida pela primeira vez. A lista completa de indicados será anunciada em 22 de janeiro.

'Apocalipse' nas premiações

Apocalipse nos Trópicos aborda a relação entre política e religião no Brasil e traz entrevistas com personalidades como o presidente Lula e o pastor Silas Malafaia. A cineasta brasileira foi indicada na mesma categoria em 2020, com o documentário Democracia em Vertigem (2019). Na ocasião, a estatueta ficou com American Factory.

'Apocalipse dos Trópicos', de Petra Costa, explora o crescimento da fé evangélica no Brasil.
'Apocalipse dos Trópicos', de Petra Costa, explora o crescimento da fé evangélica no Brasil.
Foto: Divulgação/Netflix / Estadão

No início do mês, Apocalipse nos Trópicos venceu dois prêmios no International Documentary Awards (IDA), um dos prêmios para documentários mais importantes dos Estados Unidos - fortalecendo sua posição na corrida ao Oscar.

O documentário venceu nas categorias de melhor produção e melhor roteiro; concorria também como melhor documentário em longa-metragem e melhor direção.

A estatueta da principal categoria foi entregue ao filme The Tale of Silyan, de Tamara Kotevska, que retrata a família de um agricultor em meio ao cenário político e econômico da Macedônia do Norte. Já o prêmio de direção ficou para Brittany Shyne, de Seeds, que aborda a vida de fazendeiros negros.

Ao todo, o Oscar 2026 revelou a "shortlist", ou seja, os pré-indicados de doze categorias: Filme Internacional, Documentário, Documentário em Curta-Metragem, Animação em Curta-Metragem, Curta-Metragem Live-Action, Cabelo e Maquiagem, Trilha Sonora, Canção Original, Som, Efeitos Visuais, Fotografia e Escalação de Elenco (categoria estreante em 2026).

Veja a lista completa de semifinalistas da categoria de Melhor Documentário no Oscar abaixo. Para a lista completa de semifinalistas, .

A cerimônia do Oscar ocorre em 15 de março, em Los Angeles.

Melhor Documentário (pré-indicados)

  • Alabama: Presos do Sistema
  • Apocalipse nos Trópicos
  • Coexistence, My Ass!
  • Embaixo da Luz de Neon
  • Cover-Up
  • Rompendo Rochas
  • Folktales
  • Holding Liat
  • Mr. Nobody against Putin
  • Mistress Dispeller
  • My Undesirable Friends: Part 1 - Last Air in Moscow
  • A Vizinha Perfeita
  • Seeds
  • 2000 Meters to Andriivka
  • Yanuni
Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade