Novidade na Netflix: esta série dura apenas 4 horas e conta a história de um dos maiores desastres da história
Lançada com pouco alarde na plataforma, esta minissérie aborda as consequências de um desastre químico ocorrido na Índia em 1984.
Foi um dos piores desastres industriais da história. Em dezembro de 1984, o vazamento de gás de uma fábrica pertencente a uma subsidiária da Union Carbide, uma empresa americana que produz pesticidas, em Bhopal, tornou-se um acidente químico sem precedentes que marcou profundamente a história da Índia.
Milhares de pessoas foram envenenadas pela evaporação de quarenta toneladas de isocianato de metila no ar da cidade. O acidente fez mais de 15 mil vítimas, algumas das quais morreram durante a noite e outras morreram dias depois devido a doenças causadas pela explosão de gás. Vários moradores sofreram graves sequelas do envenenamento.
Warren Anderson, CEO da Union Carbide, foi acusado de morte por negligência, mas nunca compareceu ao tribunal para seu julgamento. Considerado um fugitivo, ele morreu em 2014 sem nunca ter sido julgado pelos tribunais indianos.
A história dos Heróis dos Trilhos
Embora o número de mortos nesse desastre tenha sido alto, ele poderia ter sido ainda maior se não fossem os heróis que ajudaram a evacuar e resgatar muitos residentes e passageiros de Bhopal, cujo trem havia parado na estação da cidade naquela noite.
Entre eles, estão o vice-chefe da estação de Bhopal Junction, mas também Gauri Shankar, diretor das Ferrovias do Norte que participou do resgate apesar das ordens de seus superiores, assim como Rajkumar Keswani, um jornalista in…