Não é Oppenheimer! Para Alfonso Cuarón, este indicado ao Oscar 2024 é o "filme mais importante do século"
Cineasta mexicano não poupou elogios ao drama premiado no Festival de Cannes.
Vencedor de dois Oscars de Melhor Diretor, entre outras estatuetas, Alfonso Cuarón é uma das maiores autoridades do cinema latino e mundial. Responsável por tesouros cinematográficos como Y tu mamá también, Roma e Gravidade, o cineasta mexicano fez questão de rasgar elogios a um dos nomes indicados pela Academia este ano, Jonathan Glazer com seu Zona de Interesse.
Em um painel especial no BFI Southbank, em Londres, que contava com a participação de ambos os diretores, Cuarón destacou que, ao seu ver, Zona de Interesse poderia ser considerado um marco na história do cinema: "É provavelmente o filme mais importante deste século, tanto em termos da sua abordagem cinematográfica como da complexidade do seu tema", defendeu.
Compará-lo a todos os filmes do século é um escopo bem grande, mas, quando falamos da filmografia de Glazer, se destaca. Mais conhecido por seu trabalho na ficção científica, o drama histórico é o quarto longa-metragem do britânico. Enquanto Sob a Pele impressiona com visuais perturbadores, o cenário de Zona de Interesse é bucólico, mas consegue ser ainda mais assustador e chocante.
No Festival de Cannes, Zona de Interesse recebeu o Grand Prix e o FIPRESCI Prize, além de ter sido um dos finalistas da Palma de Ouro, a qual foi conquistada por Anatomia de Uma Queda. Já no Oscar 2024, o longa está indicado em cinco categorias…
Zona de Interesse: Filme indicado ao Oscar se inspirou no Big Brother?