Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Morre aos 76 anos o diretor iraniano Abbas Kiarostami

4 jul 2016 - 17h10
(atualizado às 17h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Faleceu nesta segunda-feira (4), em Paris, na França, o diretor iraniano Abbas Kiarostami. Nascido em Teerã, no Irã, em 22 de junho de 1940, ele foi diagnosticado com câncer em março deste ano.

Foto: Michael Buckner / Getty Images / AdoroCinema

Formado em artes, ele trabalhou com design gráfico antes de dedicar-se ao cinema, a partir dos 30 anos. A Experiência (1973) foi seu primeiro longa, mas o reconhecimento internacional veio com Onde Fica a Casa do Meu Amigo? (1987), premiado no Festival de Locarno. Close-up, Através das Oliveiras e Dez são alguns de seus títulos mais famosos, todos rodados em seu país natal.

Dono de estilo inconfundível, foi premiado nos maiores festivais do mundo. O Vento Nos Levará (1999) recebeu o Grande Prêmio Especial do Júri em Veneza e Gosto de Cereja (1997) conquistou a Palma de Ouro em Cannes - em 2010 Cópia Fiel ganhou o Prêmio da Juventude no mesmo festival e Juliette Binoche saiu consagrada como Melhor Atriz.

Convidado semana passada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para tornar-se membro da entidade, o diretor foi homenageado em uma mostra retrospectiva que passou por Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília em maio. Abbas Kiarostami, também fotógrafo, roteirista, produtor e poeta, tinha 76 anos. Um Alguém Apaixonado e um curta para o filme coletivo Venice 70: Future Reloaded foram seus últimos trabalhos.

AdoroCinema
Compartilhar
Seu Terra