PUBLICIDADE

Morgan Spurlock, diretor de Super Size Me: A Dieta do Palhaço, morre aos 53 anos

Morgan Spurlock morreu na última quinta-feira (23); diretor ficou famoso pelo documentário Super Size Me em que se alimentou de McDonald's durante 30 dias

24 mai 2024 - 22h54
(atualizado em 25/5/2024 às 02h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Faleceu na última quinta-feira (23), o diretor Morgan Spurlock, famoso pelo documentário Super Size Me: A Dieta do Palhaço. O cineasta, que tinha 53 anos e deixou dois filhos, morreu devido a complicações de câncer e teve sua morte confirmada pela família nesta sexta (24).

Foto: Reprodução/The Con / Canaltech

Craig Spurlock, irmão de Morgan e que trabalhou com o diretor em vários de seus projetos, disse ter sido um dia triste quando eles se despediram do documentarista. "Morgan deu muito através de sua arte, ideias e generosidade. Hoje o mundo perdeu um verdadeiro gênio criativo e um homem especial. Estou muito orgulhoso de ter trabalhado junto com ele", desabafou.

Morgan foi o idealizado, diretor e protagonista de Super Size Me: A Dieta do Palhaço (Imagem: Reprodução/The Con)
Morgan foi o idealizado, diretor e protagonista de Super Size Me: A Dieta do Palhaço (Imagem: Reprodução/The Con)
Foto: Canaltech

Diretor comeu por 30 dias no McDonald's

Embora tenha feito inúmeros trabalhos para a TV e até estrelado um programa na CNN, o Morgan Spurlock Inside Man, o projeto mais famoso do cineasta foi o longa-metragem documental Super Size Me, em que  ele se voluntariou como cobaia de um experimento em que mostrava os efeitos físicos e mentais de se alimentar exclusivamente de fast food.

Escrito, produzido e dirigido pelo próprio Morgan, na época um cineasta independente de apenas 32 anos, o documentário acompanha seus passos ao longo de 30 dias, período em que se alimentou apenas em McDonald's dos EUA. As regras do experimento incluíam nunca recusar o maior combo do restaurante caso ele fosse oferecido, comer todos os itens do cardápio ao menos uma vez e se exercitar menos, se aproximando assim da média de atividade física dos norte-americanos.

Após tomar café-da-manhã, almoçar e jantar todos os dias no local, Spurlock engordou um total de 11 kg, ganhou 13% de massa corporal e teve um aumento expressivo do seu colesterol e de sua pressão arterial.

Documentarista se alimentou durante um mês de McDonald's (Imagem: Reprodução/The Con)
Documentarista se alimentou durante um mês de McDonald's (Imagem: Reprodução/The Con)
Foto: Canaltech

O filme teve enorme impacto na época de seu lançamento e chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Documentário em longa-metragem, além de dar origem a uma revista em quadrinhos da Dark Horse Comics e, em 2017, ganhar uma sequência intitulada Super Size Me 2: Holy Chicken!. O primeiro Super Size Me: A Dieta do Palhaço está disponível no Prime Video.

Neste novo projeto, o diretor discutia as melhorias implementadas pela indústria de fast food desde seu último documentário, mostrando para isso a jornada de abrir o seu próprio restaurante de frango do gênero.

No mesmo ano, durante a explosão do movimento #MeToo, o cineasta veio a público explanar sua própria culpa nessa cultura de assédio e abuso sexual contra mulheres. Em uma postagem que fez nas redes sociais, Morgan admitiu uma série de infidelidades nos bastidores de programas e disse já ter sido acusado de estupro na época da faculdade.

A repercussão negativa encerrou sua carreira como documentarista e fez com que o cineasta passasse a trabalhar em projetos menores na TV.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade