Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mexicano 'Revolución' faz história no festival de Biarritz

3 out 2010 - 14h16
(atualizado às 14h56)
Compartilhar

O cinema mexicano saiu triunfante no encerramento do 29ª Festival de Cinema Latino-americano de Biarritz (França) neste domingo (3), que premiou a Revolución, feita por dez cineastas mexicanos.

» vc repórter: mande fotos e notícias

Vencedor do principal prêmio do certame, o filme foi resultado de curtas-metragens de dez minutos de duração assinados por Gael García Bernal, Fernando Eimbecke, Patricia Riggen, Amat Escalante e Carlos Reygadas.

Mariana Chenillo, Gerardo Naranjo, Rodrigo Plá, Diego Luna e Rodrigo García são os outros cineastas autores do filme, que foi apresentado no Festival de Cannes.

A fita representa a realização do centenário da revolução mexicana através do compêndio de formas de olhar do México atual, com o objetivo de encontrar um eco daquele essencial momento da história do país.

Revolución levou o prêmio do Sindicato da Crítica de Cinema francês, enquanto o prêmio do Júri de melhor longa-metragem foi para o filme boliviano Zona Sur, dirigido por Juan Carlos Valdivia.

O prêmio de melhor atriz foi dividido entre duas atrizes Nanda Costa, Amanda Diniz e Kika Farias, por seus papéis em Sonhos roubados, do Brasil, enquanto Osmar Núñez ficou com a distinção de melhor ator por sua interpretação em O olhar invisível.

O prêmio ao melhor documentário União Latina-Festival de Biarritz foi para o brasileiro Diário de uma busca, de Flávia Castro.

Foto: Divulgação
EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra