Heath Ledger morreu durante as filmagens deste filme de fantasia: A solução foi contratar três atores para substituí-lo.
Tom Cruise também se ofereceu como substituto, mas sua oferta foi recusada porque ele não era amigo íntimo do protagonista.
A morte de Heath Ledger em 22 de janeiro de 2008 pegou todos de surpresa e também coincidiu com as filmagens de seu novo filme. O ator, que havia se tornado um dos nomes mais populares de Hollywood depois de interpretar o Coringa em Batman: O Cavaleiro das Trevas, estava no meio da produção de um filme de fantasia dirigido por Terry Gilliam. Para substituí-lo, foi necessário trazer três atores conhecidos.
Ledger estava filmando O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus quando morreu. O filme acompanha Parnassus, um homem que tem o dom de inspirar a imaginação das pessoas e é dono de uma companhia de teatro itinerante. O que o público não sabe é que ele sofre de uma maldição e guarda um segredo obscuro.
Tony Shepard era o personagem de Ledger, o principal antagonista do filme, um vigarista que usa o show do Dr. Parnassus para obter fama e fortuna. Além dele, o elenco do filme incluía Michael Gambon, Lily Cole e Andrew Garfield.
A solução mais original
A morte de Ledger interrompeu as filmagens e Gilliam temia que o filme nunca fosse concluído, pois o ator tinha sido fundamental para garantir o financiamento do filme. Inicialmente, o cineasta pensou em continuar o projeto utilizando imagens computacionais para mudar o físico de Ledger. A solução final foi muito melhor, mais original e emocional.
Anne Hathaway teve medo de arruinar o filme mais aclamado de Heath Ledger
Angus Cloud, Chadwick Boseman e outros atores que morreram muito jovens