Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Green Book': Confira o sucesso do filme candidato ao Oscar

Filme estrelado por Mahershala Ali e Viggo Mortensen, com 3 Globos de Ouro e 5 indicações para o Oscar, tem parte de sua história contestada

19 fev 2019 - 07h10
(atualizado em 19/2/2019 às 15h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Ninguém tinha dado atenção a Green Book - O Guia até ele estrear no Festival de Toronto, em setembro, e imediatamente entrar para os prováveis candidatos do Oscar - uma previsão que se confirmou nesta terça-feira, 22, com as cinco indicações recebidas. O longa também ganhou três Globos de Ouro, de melhor musical ou comédia, roteiro e ator coadjuvante (Mahershala Ali), além do prêmio do Sindicato dos Produtores, um dos principais termômetros para o Oscar.

A estreia de Peter como diretor solo, Green Book baseia-se numa história real dos anos 1960 nos EUA, quando leis de segregação racial ainda estavam em vigor no sul do país. O celebrado pianista Don Shirley (Mahershala Ali, ganhador do Oscar de coadjuvante por Moonlight - Sob a Luz do Luar), negro, contrata o leão de chácara ítalo-americano Tony Lip (Viggo Mortensen) para ser seu motorista e segurança numa turnê pela região.

Ao resgatar a história de Don Shirley, 'Green Book' faz serviço à história. O Pianista virtuoso atuava nas duas frentes, erudita e popular, quando ninguém ousava sair dos compartimentos do mercado, mas isso não livra a história de contradições. O filme chega ao Oscar já premiado e envolvido em polêmicas, com parte de sua história contestada

Para o jornalista Julio Maria, a história de Nat King Cole daria um outro filme. "Lembrado em um diálogo do filme, o cantor foi vítima de ameaças da 'KKK' e de brancos supremacistas do Sul dos EUA.

Oscar 2019 | Melhor atriz: quem vai levar o prêmio?

Oscar 2019 | Melhor ator: quem vai levar o prêmio?

Onde assistir ao Oscar

Na TV

A cerimônia de entrega do Oscar de 2019 será neste domingo, 24, com início às 22h pelo horário de Brasília.

No País, o Oscar será transmitido por dois canais, de TV aberta e fechada. Na Globo, a transmissão vai iniciar com alguns prêmios já entregues, por começar apenas após o programa Big Brother Brasil 19.

O Oscar será transmitido também pelo canal pago TNT, que inicia a exibir o tapete vermelho já às 21h. A premiação começa às 22h e será transmitida na íntegra pelo canal.

Para quem gosta de acompanhar o tapete vermelho, o desfile de celebridades que participam da premiação será transmitido pelo canal pago E! a partir das 19h.

Na internet

Os assinantes da TNT podem assistir à premiação por meio do serviço de streaming do canal, o TNT GO. É possível, também, acompanhar a premiação ao vivo no próprio site do Oscar.

O Estado também vai acompanhar a premiação minuto a minuto, com informações do editor do Caderno 2, Ubiratan Brasil, direto de Los Angeles, e com comentários dos críticos Luiz Carlos Merten e Luiz Zanin.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade