Oldman e Banderas podem estrelar filme sobre Panama Papers
'The Laundromat' ficcionaliza o escândalo dos Panama Papers e ainda não tem previsão de estreia.
Pedro Almodóvar, Jackie Chan e o craque do futebol Lionel Messi são apenas algumas das personalidades midiáticas, para além do sem-número de políticos e empresários, que tiveram seus nomes mencionados nos Panama Papers, uma série de documentos confidenciais da firma panamenha Mossack Fonseca cujo vazamento, em abril de 2016, foi o estopim de um enorme escândalo político, econômico e jurídico. E agora, dois anos depois, o polêmico caso vai virar um filme por intermédio de Steven Soderbergh (Unsane), que pode contar com Gary Oldman (O Destino de uma Nação) e Antonio Banderas (Genius) como estrelas.
De acordo com informações do Deadline, os dois atores estão interessados no potencial de The Laundromat, roteiro escrito por Scott Z. Burns (Contágio), colaborador de longa data de Soderbergh, com base no livro "Secrecy World: Inside the Panama Papers Investigation of Illicit Money Networks and the Global Elite", de Jake Bernstein. A não-ficção, vencedora do Prêmio Pulitzer, explora as investigações jornalísticas e governamentais sobre as origens do trilionário fluxo de capital ilícito movimentado por inúmeros acionistas e investidores através de empresas offshore - companhias abertas em paraísos fiscais que não são ilegais, mas que foram utilizadas para lavar dinheiro, neste caso, proveniente de tráfico de drogas, evasão de divisas e suborno, entre outros crimes.
Ainda segundo o periódico estadunidense, a Netflix estaria interessada em distribuir The Laundromat, próximo projeto que Soderbergh deve dirigir. Maiores informações sobre o vindouro longa-metragem, no entanto, ainda não foram divulgadas; por outro lado, a julgar pelo material base e pelo estilo do cineasta de Traffic, é possível especular que este venha a ser um thriller no estilo de suspenses jornalísticos como Todos os Homens do Presidente ou Spotlight. The Laundromat ainda não tem previsão de estreia.