Frankenstein vai estrear no cinema ou na Netflix? Entenda como será o lançamento do filme de terror de Guillermo del Toro
A nova adaptação do terror clássico de Mary Shelley é protagonizada por Oscar Isaac, Jacob Elordi e Mia Goth. O filme do vencedor de três Oscars é a grande aposta da Netflix para a temporada de premiações de 2026.
Guillermo Del Toro passou décadas desenhando sua versão de Frankenstein e definiu a produção de seu filme dos sonhos como uma escalada de um Monte Everest pessoal. Depois de tanto tempo e investimento, o vencedor de três Oscars não iria permitir que seu "magnum opus" tivesse um lançamento exclusivamente digital e lutou para garantir uma distribuição cinematográfica.
O projeto passou pelas mãos de diversos estúdios e ficou na gaveta-limbo da Universal Pictures até ser descartado. Enfim, a Netflix aceitou tocar o projeto depois que o cineasta mexicano fez sucesso de audiência e nas premiações com o stop-motion Pinóquio, cedendo um orçamento de 120 milhões de dólares para que o terror fosse desenvolvido sem interferência de inteligência artificial e o uso mínimo de CGI:
"Demorou cerca de 120 dias [para filmar] e custou cerca de 120 milhões. Seja qual for o orçamento que eu receba, sempre digo que deve parecer que custou o dobro. A Forma da Água foi feito por 19 milhões e eu queria que parecesse um filme de 50 milhões de dólares. Círculo de Fogo, que custou 190 milhões, eu queria que parecesse 400 milhões. Acho que é meu dever fiduciário como produtor, e meu dever artístico como diretor, fazer com que minhas ambições sempre excedam o orçamento", defendeu Del Toro em entrevista à Variety.
Vale notar que The Electric State, o longa-metragem mais caro da história da Netflix, custou 320 milhões de dólares e não passou nos cinemas. A ficção científica também é c…