Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Oscar 2026: Conheça os seis filmes brasileiros pré-selecionados para concorrer ao prêmio

Academia Brasileira de Cinema divulga nesta segunda-feira, 8, os indicados para representar o Brasil na premiação

8 set 2025 - 13h56
Compartilhar
Exibir comentários

A Academia Brasileira de Cinema divulgou nesta segunda-feira, 8, a pré-lista com os seis filmes brasileiros pré-selecionados para representar o Brasil no Oscar 2026.

Os escolhidos foram: Baby, de Marcelo Caetano; Kasa Branca, de Luciano Vidigal; Manas, de Marianna Brennand; O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho; O Último Azul, de Gabriel Mascaro; e Oeste Outra Vez, de Erico Rassi.

'O Último Azul', 'O Agente Secreto' e 'Oeste Outra Vez' estão na pré-lista dos pré-selecionados para representar o Brasil no Oscar 2026
'O Último Azul', 'O Agente Secreto' e 'Oeste Outra Vez' estão na pré-lista dos pré-selecionados para representar o Brasil no Oscar 2026
Foto: Divulgação/Desvia Filmes, CinemaScopio/Divulgação e Divulgação/O2 Play / Estadão

Ao todo, 16 longas foram inscritos para concorrer à vaga. Na próxima segunda-feira, 15, a Academia Brasileira de Cinema escolherá o longa nacional que disputará uma indicação à vaga na categoria Melhor Filme Internacional da premiação norte-americana.

O grande favorito é O Agente Secreto, que venceu dois prêmios — Melhor Ator e Melhor Diretor — no Festival de Cannes e é apontado pela imprensa internacional como um forte candidato em três categorias — Melhor Roteiro Original, Melhor Filme Internacional e Melhor Ator.

Conheça os filmes pré-selecionados para representar o Brasil no Oscar 2026

Baby

Wellington, ou apenas Baby (João Pedro Mariano), sai de um centro de detenção para jovens sem rumo pelas ruas de São Paulo depois que os pais o abandonaram. Não há mais ninguém, até que visita um cinema pornográfico e conhece Ronaldo (Ricardo Teodoro), um garoto de programa que tem Baby como seu protegido. A partir daí, os dois iniciam uma relação tumultuada, marcada por conflitos entre exploração e proteção, ciúme e cumplicidade.

  • Onde assistir: Telecine

Kasa Branca

Dé (Big Jaum) é um adolescente negro da periferia da Chatuba, Rio de Janeiro, que recebe a notícia de que sua avó, Almerinda (Teca Pereira), está na fase terminal da doença de Alzheimer. Ele tem a ajuda de seus dois melhores amigos, Adrianim (Diego Francisco) e Martins (Ramon Francisco), para enfrentar o mundo e aproveitar os últimos dias de vida com ela.

  • Onde assistir: Telecine

Manas

Manas narra a história de Marcielle/Tielle (Jamilli Correa), uma jovem de 13 anos que vive na Ilha do Marajó (PA) junto ao pai, Marcílio (Rômulo Braga), à mãe, Danielle (Fátima Macedo), e a três irmãos. Ela cultua a imagem de Claudinha, sua irmã mais velha, que teria partido para bem longe após "arrumar um homem bom" nas balsas que passam pela região. Conforme amadurece, Tielle vê ruírem muitas das suas idealizações e se percebe presa entre dois ambientes abusivos.

  • Onde assistir: Telecine

O Agente Secreto

Na trama, ambientada durante a ditadura militar brasileira, Marcelo (Wagner Moura) é um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz. Ele, no entanto, logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.

  • Onde assistir: Estreia nos cinemas no dia 6 de novembro

O Último Azul

A ficção científica nacional conta a história de um futuro próximo onde o governo envia idosos para uma colônia habitacional destinada a seus últimos anos de vida. Quando Tereza (Denise Weinberg), de 77 anos, recebe a notícia de que ela irá ser transferia pela colônia, ela decide embarcar em uma jornada pessoal antes de aceitar seu destino imposto. O filme também conta com Rodrigo Santoro no elenco.

  • Onde assistir: Em cartaz nos cinemas

Oeste Outra Vez

Neste faroeste à brasileira, a trama se desenrola no sertão de Goiás e acompanha Totó (Ângelo Antônio) e Durval (Babu Santana), dois homens brutos e amargurados que brigam pela mesma mulher e se mostram incapazes de lidar com suas próprias fragilidades. O vazio e a tristeza desse universo sem figuras femininas é explorado nas sutilezas e nos excessos.

  • Onde assistir: Globoplay
Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade