Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Indicação de Fernanda Torres ao Oscar está entre as mais inspiradoras do século 21, diz 'Variety'

Revista norte-americana faz lista das 26 indicações mais inspiradoras da premiação

6 jan 2026 - 15h24
Compartilhar
Exibir comentários

A Variety, revista norte-americana especializada na cobertura de cinema, elegeu a indicação de Fernanda Torres ao Oscar de Melhor Atriz em 2025 como um dos momentos mais inspiradores da história da premiação no século 21.

O texto, publicado nesta segunda-feira, 5, elegeu as 26 indicações mais inspiradoras e impressionantes do século atual. A atuação da atriz brasileira em Ainda Estou Aqui, filme de Walter Salles, ficou em terceiro lugar.

A atriz brasileira Fernanda Torres foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por seu papel em 'Ainda Estou Aqui'
A atriz brasileira Fernanda Torres foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por seu papel em 'Ainda Estou Aqui'
Foto: Alile Dara Onawale/Divulgação / Estadão

Acima de Fernanda, somente as vitórias de Lupita Nyong'o por 12 Anos de Escravidão e Denzel Washington por Dia de Treinamento. "Uma indicação que rompeu barreiras, uma atuação que definiu uma carreira e a personificação da sobrevivência de uma mulher (e de um País)", escreveu o jornalista Clayton Davis.

"O trabalho de Fernanda Torres no drama brasileiro de Walter Salles mostra que grandes atuações se constroem cena a cena, até que o luto se transforme em resistência", continuou Davis.

"Fernanda representa tudo aquilo que o Oscar afirma valorizar, mas raramente recompensa: excelência internacional, coragem política e contenção em vez de exibicionismo", finalizou.

Apesar da importância da indicação da atriz brasileira ao Oscar, Fernanda Torres não foi a vencedora de sua categoria. A norte-americana Mikey Madison acabou vencendo o prêmio de Melhor Atriz por seu papel em Anora — longa que também venceu os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Edição e Melhor Roteiro Original.

Ainda Estou Aqui, no entanto, faturou o Oscar de Melhor Filme Internacional, marcando a primeira vez que um longa brasileiro venceu na categoria. Agora, o Brasil sonha com novas indicações para O Agente Secreto, filme de Kleber Mendonça Filho estrelado por Wagner Moura.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade